sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jogadores do Náutico participam de avaliação física inédita no clube

A pré-temporada tem como um dos objetivos  reduzir o risco de lesões ao longo do ano. E, no Náutico, a comissão técnica está levando essa questão à última instância. Tanto que uma parte dos atletas passou, nesta sexta-feira, por um novo teste, inédito em Pernambuco, que promete reduzir em até nove vezes a probabilidade de um atleta se machucar.

A técnica já é aplicada com sucesso em várias modalidades esportivas nos Estados Unidos e também vem sendo difundida no futebol europeuTrata-se de uma série de sete exercícios que avaliam movimentos básicos - como agachamento, movimento dos ombros e do quadril. Os atletas recebem uma nota para cada um dos movimentos: 3, se for feito com perfeição; 2, se executado parcialmente; e 1, em caso de não conseguir completá-lo. De acordo com o responsável pelo estudo,  o fisioterapeuta Ricardo Vidal, o ideal seria uma nota acima de 14 - a mínima é sete e a máxima, 21.
- Recentemente um estudo feito com cerca de 2,5 mil soldados do exército americano comprovou que indivíduos com nota inferior a 14 têm nove vezes mais chances de sofrer lesões em comparação com aqueles com notas acima de 14. No caso do Náutico, encontramos um grupo bastante equilibrado, até acima da média - disse o fisioterapeuta, que veio ao Recife apenas para fazer o teste com os alvirrubros.
Ano passado o Náutico perdeu o meia Cascata ainda na sétima rodada do Campeonato Pernambucano após ele se machucar sozinho. O jogador rompeu os ligamentos do joelho sozinho, ao tentar uma finalização no clássico contra o Santa Cruz. Segundo o fisioterapeuta, esse é um dos tipos de lesão que podem ser prevenidos.
- Praticamente qualquer contusão pode ser evitada com a ajuda desse estudo, já que, ao perceber que um jogador executa o exercício de forma inadequada, traçamos uma estratégia para que ele se corrija, de modo que não sofra com a coluna, tornozelos ou joelhos ao longo dos jogos e treinamentos - explicou.
Os jogadores do Náutico foram divididos em três grupos e o último deles será avaliado na manhã do sábado. Após o término do teste, os resultados serão apresentados aos departamentos físico e de fisioterapia. Uma nova análise deve ser feita no início do Campeonato Brasileiro.

Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário