segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Guia contra degola: na rodada final, Sport encara clássico e matemática

Por GLBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Sport e Bahia empataram com Fluminense e Náutico, respectivamente, a Portuguesa venceu o Internacional, e a definição do último rebaixado ficou para a rodada final do Campeonato Brasileiro. Assim, o clássico com o Náutico, às 17h do próximo domingo, nos Aflitos, ganhou contornos dramáticos para o Sport. Para não voltar à Série B em 2013 e ver o seu arquirrival na Série A, o Leão pernambucano precisa vencer e torcer por uma derrota do Bahia para o Atlético-GO, em Goiânia, ou da Portuguesa para a Ponte Preta, no Canindé. Segundo cálculos do matemático Oswald de Souza, os riscos de o Sport amargar a queda são de 80%.

O curioso é que o Rubro-Negro vinha diminuindo a ameaça de queda nas últimas rodadas. Há quatro rodadas, as chances de rebaixamento eram de 88%, caíram para 80%, depois, 75%, e estavam em 53% após a 36ª rodada. Agora, a apenas uma rodada do encerramento da competição, o time soma 41 pontos e está a três do Bahia e da Portuguesa, ambos com 44 pontos e o mesmo número de vitórias, dez.
O Bahia trocou de posição com a Portuguesa e agora é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Se antes o risco de queda era de apenas 6%, após a 37ª rodada, passou para 15%. De acordo com o matemático, o fato de o Tricolor baiano ter mais chances de ser rebaixado do que a Portuguesa se deve ao saldo de gols (-5 contra -2) e aos próximos confrontos. Enquanto o time nordestino joga fora de casa contra um adversário invicto nos últimos três jogos, o Atlético-GO, a Lusa recebe a Ponte Preta, que não tem mais nenhum objetivo na competição.
Assim, a Portuguesa, que aparecia com 40% de risco na jornada anterior, agora, depois da vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, tem só 5% pelas contas de Oswald de Souza. Em 15º lugar, o time paulista é o mais tranquilo entre os ameaçados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário