quinta-feira, 15 de outubro de 2015

De esquecido a aposta de Jorginho, Bruno se inspira na “fornada” da Lusa

Por Rio de Janeiro
Será apenas a terceira partida de Bruno Ferreira pelo Vasco. O lateral de 21 anos aparece como titular para substituir Madson, desbancando duas opções mais experientes e badaladas que ele para a posição – entre o experimentado Nei e o improvisado Jean Patrick, Jorginho preferiu apostar as fichas no jovem jogador revelado pela Portuguesa para o “jogo mais importante do ano”, como definiu.

Bruno foi uma das primeiras contratações do ano no Vasco. Ele chegou em meio a desconhecidos e foi apresentado ao lado de Erick Daltro, lateral que está emprestado ao XV de Piracicaba. De calções para dentro e aparelho nos dentes, a inibição de Bruno pôde ser notada nos treinos em Pinheiral. A técnica, para passes precisos e bons cruzamentos, estava ali nas atividades do dia a dia da pré-temporada, mas o técnico Doriva, à época, preferiu Jean antes de contar com Madson, contratado ao Bahia e titular em todos os 48 jogos que disputou no ano.
Mesmo com a grave lesão de Jean Patrick, Bruno Ferreira foi emprestado pelo Vasco para o Bragantino, junto com o atacante Erick Luis e também com o meia Guilherme Costa. O presidente do Braga, Marcos Chedid, define a passagem do lateral do Vasco pelo seu time como “razoável”. Bruno jogou apenas quatro vezes na campanha que acabou marcada pela dispensa do vascaíno Erick, após tomar a bola de um companheiro e desperdiçar um pênalti.
- Ele não teve muita oportunidade e nas vezes em que entrou o time não foi bem. Não posso falar mal dele porque meu time não estava bem na competição, inclusive caiu. Mas é um garoto de muita velocidade, se tiver bem preparado vai jogar. Meu time não se encaixou, ele não foi culpado de nada. O empréstimo era só para o Paulista. Como o time caiu, precisei reformular a equipe inteira – lembrou Marquinho Chedid.   
Filipe Rodrigues, repórter do GloboEsporte.com, acompanhou de perto a passagem de Bruno por Bragança Paulista, lembra que tanto Vagner Benazzi quanto Marco Aurélio, treinadores que o dirigiram no Bragantino, preferiram improvisar jogadores ao invés de usá-lo no setor.    
Quem o conheceu na Lusa temia justamente a falta de oportunidade para o desenvolvimento do futebol de Bruno após a saída precoce do jogador - que foi um dos muitos a sair com a queda da Portuguesa para a Série C e as dívidas de salários e direitos trabalhistas em atraso. No fim do ano passado, Bruno aproveitou a brecha da negociação do titular da posição para iniciar sua trajetória no profissional. E foi bem. Fez seis partidas como titular e marcou uma vez. Ex-diretor de futebol da Portuguesa Avelino Tomaz citou a tradição lusitana de revelar bons laterais direitos e disse que acredita em boa partida do jogador contra a Chapecoense.   
- Aqui (na Portuguesa) ele não foi muito bem preparado. Achei até uma pena ele sair porque não deu tempo de consolidar sua trajetória. Achei que aconteceria com ele o mesmo que ocorreu com o Nilson (atacante), que também passou pelo Vasco (em 2009). Fez ótima Taça São Paulo, mas depois não teve oportunidades e perdeu tempo. O Bruno, naquele momento difícil da Série B, foi nosso melhor jogador. Tem bom passe e apoia bem, sabe se enfiar na área, tabela, tem bom cruzamento. Acho que vai se dar bem no Vasco. Nós temos essa tradição de revelar bons laterais. Tivemos os dois Zé Marias, o que jogou no Corinthians e o outro que passou pelo Vasco, Flamengo, seleção. Agora tivemos o Gustavo Cascardo, que está no Atlético-PR. A mesma coisa acho que pode acontecer com o Bruno – apostou Avelino.   
Luan, um ano mais velho, admitiu que foi uma surpresa a reintegração de Bruno após ser emprestado e jogar no sub-20 do Vasco e elogiou o achado de Jorginho. Um dos melhores laterais da história do futebol brasileiro, o atual treinador mostrou confiança na sua escolha, mesmo que tenha em Madson um titular absoluto.   
- É um jogador que tem potencial. É jovem, marca muito bem e tem crescido cada vez mais na questão do apoio. Bruno é destemido, gosta de participar, encara o adversário. Está crescendo e vai se tornar um grande jogador – disse Jorginho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário