terça-feira, 28 de agosto de 2012

Treinadores contemplados em novo programa esportivo do Governo

POSTADO POR Wladmir Paulino


Vinte atletas olimpícos e paralímpicos podem concorrer ao programa Time PE, lançado pela Secretaria de Esportes do Estado e recentemente aprovado na Assembleia Legislativa. A novidade na iniciativa é que além de atletas, os respectivos treinadores também serão contemplados com assistência odontológica, passagens aéreas, remuneração e possibilidade de participação em eventos para capacitação. A participação é liberada para todos, inclusive quem já for contemplado pelo programa bolsa-atleta, de acordo com a secretária Ana Cavalcanti durante o programa Esporte10 desta segunda-feira (27), que também contou com a participação dos diretores de esportes e jurídico da mesma pasta, Aldemir Teles e Gustavo Guerra, respectivamente.
Os critérios de seleção passarão por uma espécie de análise curricular do postulante. Uma comissão formada dentro da Secretaria de Esportes será responsável pela análise, que levará em consideração o ranqueamento dos atletas nas respectivas confederações, convocações para seleção brasileira, títulos conquistados e participação em competições, entre outros.
"A intenção é selecionar atletas que de alguma forma demonstre capacidade de representar Pernambuco nas olimpíadas de 2016. Eles terão que comprovar que estão ranqueados através de boletins das confederações", explicou o diretor de esportes, Aldemir Teles.
Ainda sobre a ajuda, Teles explicou como é feita a contemplação no programa estadual bolsa-atleta. Ao voltar da Olimpíada de Londres, a pentatleta Yane Marques reclamou que os atletas que recebem a bolsa federal só têm direito a 50% da bolsa estadual. Ele explicou que essa redução - antes era de 80% - teve por objetivo transferir recursos para outros segmentos do esporte e atletas ainda sem tanto destaque
Num segundo momento, os representantes do Governo do Estado falaram sobre a reforma no Centro Santos Dumont. Segundo Gustavo Guerra a pista de atletismo já está sendo reformada e foi publicado um edital na semana passada para reforma de todo complexo. O valor previsto para os investimentos é de R$ 90 milhões. O prazo para conclusão das obras depois de iniciadas é de 20 meses. Com isso, espera-se que Recife seja utilizado como centro de aclimatação para a Olimpíada.
A previsão é de construção de alojamento com 112 apartamentos adaptados também para paraatletas, piscina olímpica, piscina de soltura e outra para saltos ornamentais, além de uma arena multiuso com capacidade para cinco mil pessoas e um museu do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário