quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Santa Cruz tenta ser mais um algoz do Grêmio, sem vida fácil contra times da parte de baixo

postado em 04/08/2016 08:20 / atualizado em 04/08/2016 08:37

O poderio do Grêmio é inconteste. Força que se evidencia na colocação da equipe gaúcha na tabela da Série A. Há duas rodadas no G4 do Brasileiro, o time do técnico Roger Machado é ainda, de quebra, o terceiro melhor mandante do campeonato. Às 19h30 desta quinta-feira, logo em Porto Alegre, o Santa Cruz enfrenta esse indigesto oponente. Se tudo leva a crer que uma nova derrota dos corais é quase inevitável, a esperança pernambucana vem justamente do retrospecto do adversário diante de equipes que lutam contra o rebaixamento. Ao se deparar com clubes que tentam fugir da degola, a vida dos gremistas não tem sido nada fácil ultimamente.

No último domingo, um triunfo do Grêmio sobre o lanterna América-MG parecia assegurado. Frustrou-se quem pensou assim. Em Belo Horizonte, os gaúchos ficaram num empate sem gols, com chances perdidas para os dois lados, e perderam a oportunidade de dividirem a liderança com o Corinthians ao fim da rodada. O caso não foi isolado. O time de Douglas e companhia ainda tropeçou mais feio frente ao Vitória. Dentro de casa. Na 10ª rodada, acabou sendo derrotado por 2 a 1 e permitiu ao rubro-negro baiano se afastar ainda mais do Z4. Esse, aliás, foi o único revés gremista em seu território até então.     

Rival do Santa, o Sport também já complicou o Grêmio neste Brasileiro. Há três jogos, à época na penúltima posição, o Leão ganhou por 4 a 2, na Ilha do Retiro, e iniciou a sua reação no Brasileiro. Ao se encontrar com equipes na zona de rebaixamento ou perto dela, no entanto, não foram só tropeços. O time de Roger já ganhou de Cruzeiro e Figueirense. Mas apenas a última mais recentemente. O gol do triunfo naquela partida, por sinal, só foi feito nos acréscimos do jogo, com o atacante Bobô. O Tricolor Gaúcho também enfrentou o Coritiba, um dos candidatos à queda, e ganhou em casa por 2 a 0. Mas ainda na quarta rodada, quando o Coxa se situava no meio da tabela.   

O técnico Milton Mendes compreende que é possível arrancar pontos do Grêmio no Rio Grande do Sul. Agora no 4-4-2 pelo segundo jogo seguido, recheou o meio-campo com volantes para “ganhar corpo” no setor. Crê que o Santa vai precisar marcar para surpreender. Contudo, o treinador cobra que o time ataque como não atacou o Atlético-MG na rodada passada e perdeu por 3 a 0, em Minas Gerais. “Precisamos que eles (os volante) apareçam. O Derley é o único deles mais defensivo.”

Time
O Santa Cruz perdeu Uillian Correia para o jogo, que sofre com incômodos no pé e foi vetado. Derley perderia a posição devido à volta de João Paulo, que estava suspenso. Mas com a ausência de Correia, continuará entre os titulares. O resto do meio-campo será formado pelos também volantes Jadson e Danilo Pires. Na zaga, Mendes não adiantou se Neris retorna após lesão na coxa direita. Se não reunir condições ainda de atuar, Luan Peres segue na posição.

Adversário
O treinador Roger Machado vai poder praticamente repetir o mesmo time titular que empatou em 0 a 0 com o América-MG, no estádio Independência. A única mudança na escalação vai ser na lateral direita do Grêmio. Suspenso após ter recebido um cartão vermelho contra o Coelho, Edílson cede lugar a Wallace Oliveira na posição.  

Ficha técnica
Grêmio
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Miller Bolaños. Técnico: Roger Machado.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Léo Moura, Luan Peres (Neris), Danny Morais e Tiago Costa; Derley, Jadson, Danilo Pires e João Paulo; Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.

Estádio:
 Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS). Horário: 19h30. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP). Assistentes:Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).

O retrospecto do Grêmio contra os times que lutam contra o rebaixamento 

Tropeços

10ª rodada

Grêmio 1 x 2 Vitória
(Vitória era 15º  colocado)

15ª rodada
Sport 4 x 2 Grêmio
(Sport era 19º colocado)

17ª rodada
América-MG 0 x 0 Grêmio
(América era 20º colocado)

Vitórias

9ª rodada

Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
(Cruzeiro era 17º colocado)

14ª rodada
Grêmio 2 x 1 Figueirense
(Figueirense era 16º colocado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário