quinta-feira, 4 de junho de 2015

Série B mostra que Náutico pode sonhar com acesso

Autor: Thiago Wagner

A gente sabe todo aquele discurso que ainda é cedo para dizer algo sobre o futuro do Náutico na Série B. No entanto, não há como deixar passar o bom momento da equipe na competição. Com 13 pontos, o Timbu divide a liderança da Segundona com o Botafogo e já possui uma campanha similar a equipes que subiram em edições passadas do campeonato, lembrando mais uma vez que tudo ainda é muito precoce para prognósticos.
Comparando as últimas Séries B só em um ano uma equipe que tinha os mesmos 13 do Náutico não subiu. Para ser mais preciso foram dois times. Em 2012, o América-MG e o América-RN tinham a pontuação do Timbu e falharam no acesso. Ficaram em oitavo e nono respectivamente. Porém isso é exceção na Segundona.
No ano passado foi o Joinville que tinha os 13 pontos. Além de subir, os catarinenses foram campeões da Série B. Fora o JEC, Sport (2006), Corinthians (2008), Guarani (2009), Bahia (2010) e Chapecoense (2013) chegaram na quinta rodada com essa pontuação ou mais e subiram. Em 2007, o Fortaleza ocupava a ponta com 12 pontos e não subiu, enquanto que em 2011 a Ponte liderava com 11 e obteve o acesso.
A atual campanha alvirrubra também é bem melhor que a do próprio Náutico em 2011, último ano que os alvirrubros conseguiram o acesso. Naquele ano, o Timbu tinha oito pontos e estava na nona posição com oito.
O que esses números provam? Pouca coisa, lógico. Mas não deixa de ser um bom indício para os alvirrubros esse aspecto. No entanto, como vimos no caso de 2012, cabe ao Náutico manter o ritmo para não se frustrar no fim do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário