sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sport, Náutico e Santa Cruz iniciam Campeonato Brasileiro em busca de reforços e evolução

Marcel Tito /Diario de Pernambuco Daniel Leal /Diario de Pernambuco Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Prontos para o Brasileiro? A resposta é “sim”, caso a pergunta seja referente à escalação das estreias. Tanto Náutico e Santa Cruz, na Série B, como o Sport, na Série A, estão com os times praticamente definidos para os jogos do fim de semana. Existem dúvidas pontuais, relacionadas, principalmente, à espera por regularização de atletas. Se o questionamento é mais amplo, envolve o elenco em relação às competições, a resposta é “não”. Os três times ainda estão em fase de reformulação. Necessitam de reforços para justificar os objetivos traçados pelos técnicos, jogadores e dirigentes. No dia da estreia da Série B, véspera do começo da Série A, o Superesportes faz uma avaliação dos três times pernambucanos, suas virtudes e pontos fracos.

A mesma convicção no Sport
O técnico Eduardo Baptista já mexeu e remexeu na equipe rubro-negra nesta temporada. Foi conservador, adotando posturas mais defensivas. Ousou com três atacantes. Testou todas as combinações ofensivas possíveis. Nada funcionou de forma regular. Ainda assim, o treinador e os dirigentes seguem céticos de que estão no caminho certo. Não abrem mão do planejamento. E é, assim, mantendo as conviccções, que o Leão estreará no Brasileirão. Com objetivos ambiciosos e poucas mudanças.
Até o momento, o clube contratou somente três reforços específicos para a Série A: o atacante Hernane Brocador, o lateral direito Samuel Xavier - que chegou ontem ao Recife - e o volante Matheus Galdezani. Os dois primeiros chegaram para assumir a titularidade em posições de deficiências crônicas. Dos três, entretanto, apenas Samuel, porém, tem chances de estrear, já que vinha jogando normalmente no Ceará. Ele aguarda apenas a regularização.

Metas
Samuel desembarcou no Recife na manhã da última quinta-feira
 mostrando que o discurso está afiado com o do Leão. Seus objetivos: “A expectativa (no Sport) é muito boa. Penso em iniciar bem o Campeonato Brasileiro. Quero fazer boas partidas para ajudar a equipe. E o objetivo é sempre o título. Quero somar para a equipe e sempre buscar as vitórias”, afirmou.

O esquema: 4-5-1
O time da estreia: Magrão; Samuel Xavier, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha, Wendel, Elber e Samuel; Joelinton.
A frase: “O objetivo é sempre o título. Quero somar para a equipe e sempre buscar as vitórias”, diz Samuel Xavier, lateral direito do Sport
Pontos fortes e fracos: Para o nível da Série A, o Sport necessita melhorar em todos os setores. A maior deficiência, porém, é no ataque. O índice de desperdício das chances criadas é elevado. A esperança é que Hernane melhore a situação. Mesmo assim, como se trata de uma competição longa, é necessário ter mais opções. 
Os reforços para o Brasileiro: Hernane (atacante), Samuel Xavier (lateral direito) e Matheus Galdezani (volante - ainda a ser confirmado)
Quantos atletas o time ainda pretende contratar: A diretoria diz que planeja contratar mais dois atacantes para fechar o primeiro ciclo de contratações para este início de Série A.
A estreia na Série A: Sport x Figueirense, na Ilha do Retiro, às 16h do próximo domingo
Outro Náutico
Lembra do Náutico do Campeonato Pernambucano? O time que vai entrar em campo neste sábado, contra o Luverdense, às 16h30, na Arena Pernambuco, terá apenas três remanescentes do Estadual: o goleiro Júlio César, o lateral esquerdo Gastón e o volante João Ananias. O restante da equipe é completamente novo.
Dos sete reforços contratados pelo Timbu para a Série B, apenas William Magrão deve ficar de fora contra o Luverdense. Todos os setores terão mudanças. Na defesa, o miolo da zaga ganha em experiência, com Fabiano Eller e Ronaldo Alves. No meio de campo Marino e Hiltinho são as novidades. No ataque, a expectativa também é que a dupla seja totalmente nova. Rogerinho e Douglas, ex-atletas de Lisca no Juventude, devem ser as esperanças de gols neste início de Série B.

Remanescentes: Os outros dois jogadores que compõem a equipe titular são Guilherme e Patrick Vieira. Ambos já estavam no elenco, mas se firmaram como titulares no decorrer dos treinamentos. Guilherme conquistou a confiança de Lisca e deixou David no banco. E o clube sinalizou que apostará no atleta, já que não deve contratar nenhum jogador para a posição. Patrick é um caso diferente, pois chegou com status de titular, mas sofreu com uma lesão na coxa e ficou quase um mês afastado.
O esquema: 4-4-2
O time da estreia: Júlio César; Guilherme, Fabiano Eller, Ronaldo Alves (Diego) e Gastón; João Ananias, Marino, Patrick Vieira e Hiltinho; Rogerinho e Douglas (Josimar).
A frase: “Vai ser um time competitivo, que saiba marcar forte, pressionar o adversário, sair rápido na transição. Tanto no ataque como na defesa”, disse Lisca, técnico do Náutico
Pontos fortes e fracos: Como há muitas novidades no time em relação ao Pernambucano, é necessário esperar para uma avaliação melhor. Pelos treinos, a torcida pode esperar uma defesa bem mais sólida. Marino já deu mostras, na Copa do Brasil, de que reduzir a deficiência no meio-campo.
Os reforços para o Brasileiro: Ronaldo Alves (zagueiro), Fabiano Eller (zagueiro), William Magrão (volante), Marino (volante), Hiltinho (meia), Rogerinho (meia-atacante) e Douglas (atacante) 
Quantos atletas o time ainda pretende contratar: Há a possibilidade de mais dois atacantes.
A estreia na Série B: Náutico x Luverdense, na Arena Pernambuco, às 16h30 deste sábado.
Mudanças pontuais no Santa Cruz
O título estadual não foi o auge do Santa Cruz na temporada. É com a missão de comprovar isso que o técnico Ricardinho inicia a disputa da Série B. Talvez seja essa a explicação para a mudança que o treinador resolveu fazer no time para a partida deste sábado, às 16h30, contra o Macaé, no estádio Moacyrzão, no Rio de Janeiro. Muito criticado pela torcida, Emerson Santos foi sacado do time. Pedro Castro, que começou jogando apenas uma vez desde que chegou ao clube, será o substituto.
As demais alterações para a estreia do time na Série B são pontuais e forçadas por contusão. Tiago Costa jogou no sacrifício na final do estadual e voltou a sentir o problema muscular. Na vaga dele, na lateral esquerda, entra Renatinho. Na zaga, Alemão teve a mesma lesão muscular que o companheiro e também está fora. No lugar dele entra Diego Sacoman.

O forte da equipe é justamente o encaixe que houve na reta final do Pernambucano. Ricardinho fez os testes necessários e encontrou as peças para algumas posições. No meio campo, João Paulo é principal nome do time, mas vinha sendo sobrecarregado. Talvez por isso Emerson Santos tenha perdido a vaga para Pedro Castro, jogador criativo e de melhor movimentação, ao menos na teoria. Como atuou pouco, no entanto, é preciso conferir se ele conseguirá fazer a equipe crescer. Caso contrário, o treinador tem que buscar outra peça, talvez até fora do elenco.

O esquema: 4-4-2
O time da estreia: Fred; Nininho, Diego Sacoman, Danny Moraes e Renatinho; Edson Sitta, Bruninho, Pedro Castro e João Paulo; Betinho e Anderson Aquino.
A frase: “A Série B é uma competição diferente das outras. Primeiro, porque ela é longa e isso exige um entendimento em alguns aspectos em relação à montagem do elenco e ao regulamento, que é de pontos corridos. É estar sempre pontuando, sempre equilibrado”, disse Ricardinho, técnico do Santa Cruz
Pontos fortes e fracos: A marcação nas laterais é uma deficiência do time coral, ainda mais com Tiago Costa fora do time. Isso tem sobrecarregado os zagueiros. Outra deficiência é no setor de criação. Um alento é a evolução de João Paulo, que cresceu no fim do Estadual e pode ser um dos destaques da equipe na Série B. O ataque sofre com a irregularidade e excesso de atletas lesionados.
Os reforços para o Brasileiro: João Carlos (lateral direito)
Quantos atletas o time ainda pretende contratar: Estima-se que mais quatro atletas devem ser contratados: um zagueiro, um volante, um meia e um atacante. Este último é a prioridade.
A estreia na Série B: Macaé x Santa Cruz, no Estádio Cláudio Moacyr (Macaé), às 16h30 deste sábado
Super Esportes PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário