segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sport vence Botafogo por 2×0 e está a um ponto de sair da zona do rebaixamento

 PAULO HENRIQUE TAVARES, do Blog de Primeira

A diferença já foi de oito pontos. Hoje é de apenas um. A torcida do Sport já havia perdido as esperanças. Hoje, ela vê a sua equipe com reais chances de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

Tudo isso por conta do resultado construído neste domingo (18), no estádio da Ilha do Retiro. Com uma vitória de 2×0, desenhadas pelos pés de Gilberto e Henrique, o Leão bateu o Botafogo, e só precisa de um tropeço da Portuguesa, na próxima rodada para, finalmente, sair da zona de rebaixamento.

Poderia ter sido fácil

Apesar do posto de anfitrião, não foi o Sport o dono da bola nos primeiros minutos de jogo. Qualquer sobra na frente da área rubro-negra, era o Botafogo quem conseguia articular as principais jogadas de ataque. E quando o Leão parecia engrenar suas respostas ofensivas, a jogada parava em erros individuais no meio-campo.

É bem verdade que grandes sustos não foram sofridos pela torcida rubro-negra. Ela que fez sua parte, comparecendo em peso às arquibancadas da Ilha do Retiro, teve o seu primeiro sintoma de protesto após uma bola que pegou na mão do zagueiro Antônio Carlos, dentro da área visitante. A arbitragem, no entanto, achou o lance normal e deixou o jogo seguir.

Amigos, por tudo o que a partida envolvia, tenha certeza que cada torcedor, que saiu de casa neste domingo, estava preparado para muitas emoções durante os 90 minutos. Duas chances, inclusive, fizeram com que o grito se mantivesse preso na garganta. A primeira após cabeçada de Hugo, que tirou tinta da trave alvinegra. A segunda, com o atacante Gilberto, que exigiu milagre do arqueiro Jefferson.

Os lances acostumaram a equipe rubro-negra a criar oportunidades no jogo. Infelizmente para as pretensões leoninas nenhuma vazou a meta da Estrela Solitária. Não era incomum ver a bola passar a frente do goleiro Jefferson, e nenhum pezinho, do lado rubro-negro, para empurrá-la no fundo do gol.

Antes do fim do primeiro tempo, a grande chance para o Sport abrir o marcador sobrou nos pés do meia Hugo, após cruzamento de Cicinho. Na pequena área, o meia teve tudo, menos pontaria e equilíbrio, e o oxo permaneceu inalterado.

O jogo de Henrique

Quando os jogadores do Botafogo deram reinicio a partida, a informação vinda de São Paulo não era das melhores para os rubro-negros. A Portuguesa havia acabado de abrir o placar, diante do Grêmio. A situação só não foi pior, porque no primeiro minuto de jogo, na Ilha do Retiro, por pouco o atacante Bruno Mendes não fez um gol.

O segundo gol da Portuguesa, culminou com a melhora do Sport na partida, após o susto logo após o intervalo. Assim como na primeira etapa, chances foram criadas pelo Leão. Reinaldo tentou o gol, em cobrança de falta, e Gilberto apareceu duas vezes seguidas de frente com a meta alvinegra.

O gol parecia que ia se manter preso… O resultado parecia que não ia acontecer de jeito algum. Então, o técnico Sérgio Guedes chamou o atacante Henrique. Não sabia ele que aquela substituição ia ser fundamental para o Leão.

Foi com ele em campo, que aos 12 minutos o Sport puxou um contra-ataque, que passou pelos seus pés, que foi aproveitado por seu sangue frio, que deixou Gilberto de frente para a meta, e que, finalmente, foi convertido. Um gol que, não só fez a Ilha do Retiro explodir, como trouxe a maré de sorte para a equipe rubro-negra. De uma só vez, o 2×0 da Portuguesa se transformou em 2×2, com dois gols relâmpagos do Grêmio.

Mas, quem disse que os rubro-negros teriam vida fácil após cutucar uma equipe da parte de cima da tabela. O gol do Sport ativou os botafoguenses em campo. Por vários momentos chegou, a apreensão jogou lado a lado com a defesa pernambucana. Saulo, inclusive, teve de operar um milagre, em chegada de Bruno Mendes.

O alívio só pôde ser sentido nos últimos minuto de jogo. Com ele, o homem que mudou a história do jogo. Henrique! Aos 44 do segundo tempo, o atacante recebeu belo passe de Felipe Menezes, e só precisou deslocar Jefferson, para dar números finais a partida. O Leão está muito vivo, amigos!

SPORT
Saulo; Cicinho, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho (Henrique/aos 8 do 2ºT), Gilberto (Willians/aos 22 do 2ºT) e Felipe Azevedo (Felipe Menezes/aos 35 do 2ºT). Técnico: Sérgio Guedes

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo (Elkerson/aos 29 do 2ºT)); Gabriel, Renato (Fellype Gabriel/aos 19 do 2ºT), Seedorf, Andrezinho e Lodeiro (Vítor Júnior/aos 38 do 2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Fabiano Ramires (ES)
Gols: Gilberto (aos 12 do 2ºT); Henrique (aos 44 do 2ºT)
Cartões amarelos: Cicinho (Sport); Antônio Carlos (Botafogo)
Público: 25.126
Renda: R$ 223.500,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário