sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Icasa vence Paysandu por 2 a 1 e está na final da Série C do Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE

Com um gol de cabeça do zagueiro Naylhor logo no começo da partida e outro de pênalti do atacante Niel no segundo tempo, o Icasa derrotou o Paysandu por 2 a 1 nesta quinta-feira à noite, no estádio Romeirão, e se classificou à final da Série C do Campeonato Brasileiro. Thiago Potiguar chegou a diminuir para os visitantes quase no fim e colocar um pouco de suspense nos últimos minutos. Mas o Verdão do Cariri se garantiu na decisão.
Por ter vencido o primeiro jogo, no Pará, por 3 a 2, o Papão nem precisava ganhar, mas não conseguiu segurar a vantagem. Os devotos de Padre Cícero entraram em campo com um estímulo extra. Antes da partida, a diretoria acertou o pagamento de um mês de salário atrasado do grupo. No início da semana, os jogadores tinham até se recusado a treinar.

Na final, o Icasa enfrenta Chapecoense ou Oeste. O time paulista ganhou por 1 a 0 no jogo de ida e precisa apenas de um empate nesta sexta-feira, em casa, às 19h (de Brasília).
Primeiro tempo com duas bolas na trave e 'gol fácil'
Mesmo com a vantagem do empate, o Paysandu foi para cima e chegou a assustar os donos da casa no início com seu ímpeto ofensivo. Mas o Icasa se defendeu com eficiência e conseguiu abrir o placar logo aos sete minutos. Canga desviou cruzamento de cabeça, e Naylhor cabeceou para o gol, na segunda trave.
A reação do Paysandu veio pouco tempo depois. Thiago Potiguar fez boa jogada individual, passou para Vanderson, que rolou para Rafael Oliveira desperdiçar e chutar para fora. O Verdão, no entanto, ainda queria mais no jogo e quase ampliou de falta, na cobrança do Carlinhos. A bola foi direto no travessão, voltou para Naylhor, em mais uma tentativa, e João Ricardo fez bela defesa.

Como se não bastasse, o Verdão do Cariri voltou a acertar o travessão mais uma vez, cerca de dez minutos depois. Desta vez, foi o baixinho Canga quem assustou a zaga do Papão. O setor defensivo do Icasa teve que trabalhar quando Thiago Potiguar chutou cruzado e quase alcançou Rafael Oliveira em boa posição. Naylhor chegou antes e afastou o perigo.
No fim do primeiro tempo, o Paysandu por pouco não chegou ao empate. Thiago Potiguar recebeu lançamento em posição de impedimento - que o árbitro não marcou - e cruzou para Rafael Oliveira, dentro da área. Gilberto se antecipou e impediu o gol do Papão.
Segundo tempo de chances perdidas e expulsões
O segundo tempo começou mais calmo. O Paysandu tentava furar o bloqueio do Icasa sem sucesso. E os donos da casa trabalhavam a bola com calma, com o apoio da torcida, e avançavam entre um contra-ataque e outro.
Foi assim que saiu o primeiro lance de perigo do segundo tempo, aos 18 minutos. Carlinhos recebeu lançamento de Canga e obrigou o goleiro do Papão a fazer ótima defesa. No lance seguinte, o mesmo Carlinhos teve mais uma chance e desperdiçou de novo. A bola raspou a trave.

O Icasa cresceu no jogo e passou a ocupar mais o campo adversário. Após um cruzamento longo, Gilberto subiu sozinho e perdeu outra chance de marcar para a equipe cearense. Pouco depois, não teve erro. Marcus Vinícius tocou a bola com a mão, e o árbitro marcou pênalti para o Icasa e expulsou o zagueiro do Paysandu. Na cobrança, o atacante Niel finalmente conseguiu aumentar a vantagem do Verdão para 2 a 0.
A torcida no Romeirão vibrou ainda mais quando Ricardo foi expulso, de tanto reclamar com o árbitro. Com dois a menos no jogo, o Paysandu teve que aguentar os gritos de 'olé' quando o adversário tocava bola.
Mas o que parecia fácil se complicou no fim do jogo. Thiago Potiguar conseguiu acertar um belo chute de fora da área e diminuiu para 2 a 1. O Icasa chegou a ficar nervoso para segurar a vantagem, e a equipe paraense investiu na pressão. Mas o empate não saiu.
Torcida e time do Icasa fizeram festa no apito final pela garantia da vaga na final da Terceirona, para tentar ser o segundo cearense a conquistar um título brasileiro. O primeiro foi o Guarany de Sobral, na Série D, em 2010.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário