Ainda faltam dois meses para o início da Série D, mas, com a divulgação da tabela nesta quarta-feira, o Santa Cruz já começa a visualizar os caminhos que poderão levá-lo a dar o primeiro passo no longo caminho de volta à elite. O regulamento será o mesmo do ano passado, com uma primeira fase de grupos e as demais no sistema de mata-mata.
Os primeiros adversários do Santa serão o Murici, de Alagoas; o Confiança, de Sergipe; e, a princípio, um representante do Rio Grande do Norte, sendo o Potiguar de Mossoró hoje o mais cotado. Conheça um pouco mais sobre eles.
MURICI - O Santa fará sua estréia dia 18 de julho, no Arruda, contra o Murici. A equipe alviverde sagrou-se campeã alagoana este ano, após vencer o ASA de Arapiraca na decisão. Foi a primeira conquista do clube, fundado em 1974 e que representa a cidade de Murici, que tem uma população de cerca de 26 mil habitantes e fica a 48km de Maceió. Quem garante o apoio ao clube é a prefeitura, comandada pela família Calheiros, do senador Renan Calheiros.
Para não deixar seus atletas parados após o fim do Estadual, a diretoria vem emprestando jogadores a outros clubes. Um deles é o Olinda, presidido por Renildo Calheiros, prefeito da cidade e irmão de Renan, que disputa a Série A2 do Pernambucano e recebeu cinco atletas do elenco campeão.
Outros tiveram como destino o tradicional CSA, que vem se preparando para o Nordestão e para a segunda divisão do Alagoano, e recebeu alguns dos destaques do time, como o zagueiro Sinval, o volante Serginho, o meia Everlan e os atacantes Peixinho e Alexsandro, dupla responsável por 23 dos 40 gols da equipe na competição. A diretoria alviverde garante que os atletas irão disputar a Série D.
CONFIANÇA – Se em 2009 o Santa encarou o Sergipe na primeira fase, dessa vez o adversário será seu rival, o Confiança. A equipe azulina acabou rebaixada na última Série C e vem de um vice-campeonato no Estadual, tendo perdido o título para o River Plate, de Carmópolis.
Mesmo com o término do Campeonato Sergipano, a equipe segue em atividade, com a disputa da Copa Governador do Estado. Na estréia, porém, o Dragão acabou derrotado pelo América de Propriá por 2x0.
Assim como o Santa, o Confiança também se prepara para a disputa do Nordestão. A equipe estréia dia 9 de junho, contra o Botafogo-PB. O confronto contra o Santa pelo regional, porém, só será realizado em novembro, na última rodada da primeira fase.
RIO GRANDE DO NORTE – Até agora, não se sabe quem será o representante potiguar na Série D, se é que o estado terá um representante. A vaga inicialmente seria do Coríntians de Caicó, que foi vice-campeão estadual, tendo o meia Miller do Santa no elenco. Porém, o Galo do Seridó alegou dificuldades financeiras e desistiu da competição.
Não há informações oficiais ainda, mas especula-se que o Santa Cruz (equipe melhor colocada após o Coríntians) também não irá disputar, deixando a vaga para o Potiguar. O alvirrubro de Mossoró, que estava no grupo do Santa na primeira fase da Série C 2008, é cotado para participar, mas também não se pronunciou oficialmente ainda.
Caso nenhuma equipe potiguar deseje participar, a vaga será cedida às demais federações do grupo e, em seguida, caso haja necessidade, às demais federações do Nordeste. Ano passado houve o mesmo problema de desistências no Rio Grande do Norte e após cinco equipes abrirem mão da vaga, o Alecrim aceitou participar e acabou conseguindo o acesso.
SEGUNDA FASE – Passada a fase inicial, na qual classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo, começa a fase de mata-mata. Os classificados no grupo do Santa irão enfrentar os melhores do grupo 3, que tem Sampaio Corrêa, JV Lideral do Maranhão, Guarany de Sobral e Flamengo do Piauí. Os vencedores desses cruzamentos se enfrentarão na terceira fase. Os duelos da quarta fase, a que decide os quatro promovidos, serão definidos a partir do desempenho na fase anterior.
Fonte: Agência CoralNET de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário