quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O 'estagiário' virou presidente: Constantino Júnior vence eleição do Santa Cruz

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco 

Foram sete anos comandando o futebol tricolor. Período em que ocupou funções diversas no Arruda, de diretor até a vice-presidência do Executivo. Até chegar nesta terça-feira ao cargo máximo do clube. Confirmando o que as “pesquisas de boca de urna” indicaram durante todo o dia, Constantino Júnior foi eleito presidente do Santa Cruz para o próximo triênio. Chamado de “estagiário” em 2012 pelo então presidente do Sport, Gustavo Dubeux, assume a função com a responsabilidade de reerguer o clube.

Constantino teve 812 votos, número que representara 64,8% dos 1.252 do total de votos válidos - quorum considerado baixíssimo, alias. Houve ainda 12 nulos e dois sem cédulas dentro dos envelopes. Após um dia movimentado no Arruda, com direito até a bate-boca entre entre candidatos, Tininho - como é conhecido - foi confirmado como novo mandatário tricolor às 22h17 desta terça-feira, derrotando os opositores Albertino dos Anjos (250 votos - 19,9%) e Fábio Melo (190 votos -15,1%).

O novo mandatário tomará as rédeas tricolores em suas mãos, oficialmente, a partir de janeiro. Até lá, passará por um momento de transição que ele admite: causa certa ansiedade. A preocupação, antes exclusiva com o futebol, agora precisará ser mais abrangente. A responsabilidade e os desafios são maiores, principalmente pela situação em que o clube se encontra, dentro e fora de campo.
As primeiras ações de Constantino, inclusive, não poderão esperar pela virada de ano. É preciso correr para contratar um técnico e iniciar a formação do elenco do Santa Cruz para disputar a Copa do Nordeste, o Campeonato Pernambucano e a Copa do Brasil. Pelo mau momento financeiro, que é sua principal preocupação, Constantino já prometeu que vai priorizar a competição regional para tentar arrecadar mais verba para o clube.

 “Vamos ter um calendário apertado. Claro que são competições distintas e teremos que ser inteligentes. Se tivermos que colocarmos o time reserva em algum momento, vamos fazer isso sem problema. A Copa do Nordeste pode nos dar mais cotas e podemos priorizá-la.”

Retrospecto 

Nos tempo em que esteve na direção de futebol coral, Constantino conquistou cinco Campeonatos Pernambucanos, uma Copa do Nordeste e três acessos, tirando o Tricolor da Série D e chegando à Série A. Porém, a trajetória no clube não foi feita apenas de sucesso. Em 2012 (na Série C) e 2014 (na Série B), os acessos bateram na trave. Além disso, sofreu duas quedas de divisão foram acumuladas nos dois últimos anos. As eliminações para o Sport em semifinais da Copa do Nordeste, em 2014 e 2017, também estão na memória do torcedor. Situações que Tininho encara como lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário