sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Atrações, estrelas e detalhes do sorteio da Copa, que atrairá olhares do mundo inteiro

Guilherme Macedo /Superesportes 

Nesta sexta-feira, a Fifa sorteará os grupos da Copa do Mundo de 2018. A cerimônia acontecerá no Grande Palácio de Kremlin, em Moscou, capital da Rússia. O evento que atrai olhares de todo o planeta contará com a presença de diversos artistas, jogadores campeões mundiais e técnicos. O Superesportes transmitirá o sorteio, em tempo real, a partir das 13h (de Brasília).

O Palácio de Kremlin é a residência oficial do presidente Vladimir Putin e tem capacidade para receber  6 mil pessoas. De acordo com informações da Fifa, a cerimônia receberá cerca de 1.500 profissionais da imprensa, além de outros 1.400 convidados, dos quais 260 fazem parte das delegações de seleções classificadas para o Mundial.

Ainda de acordo com a Fifa, o evento desta sexta-feira terá a presença de 210 artistas. No entanto, a instituição não divulgou quem serão os responsáveis pela parte de entretenimento.

O evento que marcará a definição das oito chaves da Copa do Mundo começará às 13h (de Brasília). A cerimônia será conduzida por Gary Lineker, ex-jogador que defendeu a Seleção Inglesa nos Mundiais de 1986 e 1990, e pela jornalista russa Maria Komandnaya. Eles serão auxiliados por oito ex-jogadores.

Entre os assistentes de sorteio estarão cinco campeões mundiais: o ex-lateral-direito brasileiro Cafu (campeão em 1994 e 2002), o ex-atacante argentino Maradona (campeão em 1986), o ex-goleiro inglês Gordon Banks (campeão em 1966) e os ex-zagueiros Laurent Blanc (campeão com a França, em 1998), Fabio Cannavaro (campeão pela Itália, em 2006) e Carles Puyol (campeão pela Espanha, em 2010). Além deles, o uruguaio Diego Forlán, eleito melhor jogador da Copa de 2010, e o russo Nikita Simonyan, que disputou o Mundial de 1958, auxiliarão no sorteio.

A cerimônia terá também a participação do atacante Miroslav Klose. Ele será responsável por conduzir a taça da Copa ao Palácio de Kremlin. O polonês naturalizado alemão defendeu a seleção bávara em quatro Mundias e se tornou o maior artilheiro da história da competição, com 16 gols marcados.

Outro astro que estará presente no sorteio é Pelé. O craque brasileiro publicou em sua conta no Twitter, nessa quarta-feira, uma foto embarcando para Moscou. A Fifa não divulgou qual será a participação do ex-jogador na cerimônia.

Tite de olho no sorteio

Tite, técnico da Seleção Brasileira, também tem presença garantida na cerimônia. O treinador estará de olho não só nos adversários da primeira fase, mas também na definição do calendário e das cidades em que a equipe jogará.

A delegação da Seleção Brasileira ficará nas instalações da cidade-sede de Sochi. Nesse caso, o Brasil evitaria deslocamentos grandes caso seja sorteado para integrar o Grupo B. Se esse for o resultado do sorteio, a Seleção estreará em Sochi no dia 15 de junho, o que permitirá ter a preparação e o jogo de estreia no mesmo lugar. Mas as vantagens também incluem os trajetos para os jogos seguintes. Pelo calendário, o Brasil teria de visitar apenas Saransk e Moscou até chegar à final.

As partidas do Mundial serão realizadas em Sochi, Moscou, São Petersburgo, Kalingrado, Kazan, Samara, Nizhny, Volgograd, Saransk e Rostov.

Além de Tite, outros 29 treinadores estarão presentes na cerimônia desta sexta-feira. Austrália e Sérvia ainda não definiram os técnicos para o Mundial.

Regras do sorteio

Assim como nos últimos anos, a Copa terá 32 participantes distribuídos em oito grupos com quatro equipes cada. A  principal novidade para esse Mundial é a impossibilidade de duas seleções da mesma confederação ficarem na mesma chave. A exceção fica por conta Europa, que tem 14 representantes no torneio.
Os europeus terão seis representantes como cabeças de chave. As outras oito equipes do continente serão distribuídas nos demais grupos. Desta forma, seis chaves terão obrigatoriamente dois representantes da Europa. Da mesma forma, Brasil e Argentina, como cabeças de chave, já sabem que terão pela frente uma equipe do Velho Continente.

As seleções serão separadas em quatro potes (determinados pelo ranking da Fifa de outubro). O sorteio será realizado na ordem destes potes. Haverá ainda mais oito potes para a escolha da posição da seleção dentro do grupo, o que determina a ordem dos confrontos. (Veja, abaixo, a separação das equipes por potes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário