terça-feira, 21 de julho de 2015

Por que o Sport optou pela Copa do Brasil e não pela Sula? Técnico e dirigente explicam

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Não há dois discursos no Sport. Não há dúvidas sobre os anseios do clube para o seu futuro nem sobre o planejamento traçado. Nesta quarta-feira, é o que garante o discurso, o Leão enfrentará o Santos disposto a passar de fase na Copa do Brasil. Ir às oitavas de final, porém, significará automaticamente a perda do direito rubro-negro de ir à Sul-Americana. Na quebra de braços entre a competição nacional e a internacional, a diretoria e o técnico Eduardo Baptista chegaram a um consenso. E explicaram o porquê de optar pelo torneio nacional.
Primeiramente, antes de pensar em qualquer uma das duas competições, a decisão passou diretamente pela prioridade número 1 do Sport: a Série A. “O principal ponto de consenso da diretoria e comissão é que o Brasileiro é a prioridade. Em qualquer das duas situações, se tiver que escolher entre uma ou outra, se tiver que poupar, o Brasileiro vai sempre ser a nossa prioridade”, disse o técnico Eduardo Baptista. “Além disso, não se pode jogar no lixo R$ 700 mil e mais uma boa renda da próxima fase. Sem contar que não vamos nunca entrar para perder, tem o lado desportivo, técnico… Estamos deixando com o destino”, acrescentou.


Seguindo a mesma linha de raciocínio, o vice-presidente de futebol do clube, Arnaldo Barros, estendeu a justificativa a outros fatores. Citou o estágio avançado a que pode chegar o Leão na Copa do Brasil, as possíveis maiores distâncias a serem percorridas com viagens internacionais e até eventuais questões climáticas desfavoráveis (como altitude). Na verdade, tudo para chegar ao ponto xis da questão: o Sport terá duas disputas simultâneas, mas seja a segunda competição o torneio nacional ou internacional, ela será secundária frente à Série A.

“O elenco do Sport é reduzido, não temos condições de termos dois elencos. Então temos que fazer a opção por aquela competição que menos desgastará nossos atletas no curso do Brasileiro. E entendemos que essa é a Copa do Brasil”, disse Barros. “Outro ponto é que em setembro e outubro se intensificam as partidas pela Sul-Americana bem como também as da Série A. Então, visando privilegiar o Brasileião é que pretendemos seguir na Copa do Brasil”, concluiu o vice-presidente do clube. “Se estiver complicado com duas competições, vamos poupar pensando no Brasileiro”, ainda complementou Eduardo Baptista.

Por que mais o Sport optou 
pela Copa do Brasil?


Finanças
A classificação às oitavas de final dará ao Sport a gratificação de R$ 690 mil, além da renda com o jogo da próxima fase. Dinheiro que o clube não pretende desprezar. O argumento, porém, é questionável.
Embalo
Outra justificativa diz razão à boa fase por que passa o time. Uma desclassificação poderia significar a quebra de uma boa sequência, algo apontado como maléfico pelo clube até mesmo para o seguimento do Brasileirão.

Reforços*A chegada de novos atletas ao elenco possibilitados a atuar na Copa do Brasil também é mais um argumento. No jogo de ida contra o Santos, por exemplo, o lateral direito foi o zagueiro Oswaldo. Hoje, o time tem Ferrugem para a posição, assim como André e Marlone à disposição.

Será?Afirmar com todas as letras que não vai passar pelo Santos e vai, sim, optar pela Sul-Americana seria uma atitude anti-desportiva do Sport e passível de punição. Sendo assim, por mais que o técnico, diretoria e atletas sejam enfáticas e argumentem em prol da Copa do Brasil é impossível não deixar uma ponta de dúvida se a decisão rubro-negra é mesmo real.

*Samuel Xavier, Matheus Ferraz e Maikon Leite não podem jogar a Copa do Brasil porque atuaram por outros clubes na atual edição da mesma competição

Nenhum comentário:

Postar um comentário