sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Números comprovam boa fase da defesa alvirrubra

Publicado por Fernando Barros

A trajetória do Náutico nesta Série A pode ser classificada como ‘tranquila’. Afinal, para um time dado por muitos como rebaixado, o Timbu vem surpreendendo ao manter uma distância segura da zona de rebaixamento e não rodear a zona da degola. No entanto, o sistema defensivo alvirrubro ainda é alvo de críticas.
Afinal, o escrete vermelho e branco tem a 16ª defesa mais vazada da competição, com 47 gols sofridos em 33 jogos. Marca negativa só superada pelas retaguardas de Coritiba, Sport, Atlético-GO e Figueirense. Mesmo com esses números, o setor defensivo do Náutico divide a liderança do Campeonato Brasileiro em um quesito: o das equipes que mais saíram de campo sem tomarem gols no torneio.
Em nada menos do que 14 partidas o time pernambucano não tomou um gol sequer. Cerca de 40% dos jogos disputados pela equipe nesta Série A. Ao lado dos alvirrubros neste aspecto, apenas os três primeiros colocados, Fluminense, Atlético – MG e Grêmio. Não por acaso, as três melhores defesas da competição e únicos times a sofrerem menos de 30 gols até agora.
Há mais números que comprovam a evolução da defesa vermelha e branca. Ao todo, a equipe sofreu uma média de 1,42 gol por jogo. Nos últimos quatro duelos, por exemplo, o time tomou apenas dois gols, reduzindo essa média para 0,5 gol sofrido por partida. E colocando em xeque uma suposta ‘fragilidade’ da retaguarda do Náutico.
JOGOS EM QUE O NÁUTICO NÃO SOFREU GOLS NA SÉRIE A
Náutico    0×0 Cruzeiro
Náutico    1×0 Grêmio
Atlético – GO 0×1 Náutico
Náutico    3×0 Ponte Preta
Náutico    3×0 Santos
Internacional 0×0 Náutico
Náutico 3×0 São Paulo
Náutico 1×0 Bahia
Sport 0×0 Náutico
Náutico 1×0 Atlético – MG
Náutico 2×0 Atlético – GO
Náutico 1×0 Palmeiras
Náutico 0×0 Portuguesa
Santos 0×0 Náutico

Nenhum comentário:

Postar um comentário