quinta-feira, 29 de março de 2012

Salgueiro derruba invencibilidade do Náutico nos Aflitos

POSTADO POR Breno Pires

Durou 11 meses e 30 jogos a invencibilidade do Náutico nos Aflitos. Desfalcado de quatro titulares, o Timbu foi derrotado nesta noite pelo Salgueiro, por 1 a 0, em jogo pela 19ª rodada do Pernambucano Coca-Cola 2012. A equipe vinha se mantendo sem perder em seus domínios mesmo apresentando um mau futebol; mas, desta vez, não teve jeito. Sem Souza, Elicarlos, Eduardo Ramos e Siloé, jogadores como Philip, Henrique e Jefersom Berger levaram o torcedor timbu ao desespero, tamanha a improdutividade e ineficiência em campo.

O vice-líder do Pernambucano Coca-Cola, Salgueiro, que faz uma sólida campanha, não chegou a fazer uma partida brilhante, mas fez o suficiente para superar o Náutico no primeiro tempo deste confronto direto no G-4, graças a um gol marcado em uma excelente finalização do volante Victor Caicó. O resultado deixa o Carcará com 39 pontos e matematicamente classificado para as semifinais. Já o Náutico estaciona nos 35. Foi o quarto jogo seguido sem vitória alvirrubra no Estadual. A última derrota em casa havia sido contra o Vasco, em 27 de abril de 2011, pela Copa do Brasil, por 3 a 0.

O próximo confronto do Náutico é o clássico contra o Santa Cruz, no domingo (1º de abril), no Arruda, às 16h. Já o Salgueiro enfrenta o Belo Jardim, em casa, no mesmo dia e no mesmo horário.

O JOGO

Os alvirrubros até tiveram mais posse de bola e conseguiam cercar o adversário em vários momentos, no início da partida, mas desde o princípio mostraram uma irremediável incapacidade de concluir bem em gol, associada a uma criatividade mínima, que rendeu apenas três ou quatro chances de gol para a equipe em toda a partida.

As deficiências da equipe alvirrubra neste Pernambucano foram potencializadas pela ausência dos titulares. Se já existiam carências ofensivas quando todos os titulares estão disponíveis, nesta noite ficaram escancaradas.

O atacante Henrique, que ganhou sua primeira oportunidade como titular, foi muito mal. Lento, errando tempo de bola, sendo o responsável pelo fim de algumas jogadas. O meia Philip, raçudo e fiel cumpridor do papel tático designado por Waldemar Lemos, seguiu improdutivo com a bola no pé, que é o mais importante. Um pouco acima deles esteve Dorielton, que comandou o ataque alvirrubro e preparou algumas jogadas interessantes; só que errou alguns chutes quando teve chances de marcar.

O jogo esteve bastante equilibrado nos primeiros 20 minutos, com concentração no meio de campo, muitos desarmes e muitos erros de passe de cada lado.

O Salgueiro, que começou mais cauteloso, foi se soltando depois da metade da etapa. Aos 34, Elvis fez uma boa jogada pela direita, passou por Philip e fez um passe encontrando na grande área o meia Clébson, que recebeu, girou e bateu por cima do gol.

O gol do Carcará veio dois minutos depois. Em nova jogada coletiva, com bom toque de bola, o lateral-esquerdo Peri tocou para Victor Caicó na entrada da área, e o volante mandou um chute forte no canto direito do gol de Gideão, abrindo o placar. 1 a 0.

A única vez em que os alvirrubros chegaram perto de abrir o placar foi quando Marlon soltou um chute no travessão, aos 42 minutos. Na sobra, Dorielton bateu em cima de um defensor. E foi só. O Timbu ficou no quase.

SEGUNDO TEMPO

O Náutico voltou ao segundo tempo com Jefersom Berger no lugar de Philip. A mudança era pouco para resolver as carências ofensivas da equipe.

Assim como no primeiro tempo, foi de um zagueiro a melhor chance alvirrubra no início do segundo tempo. Após falta cobrada por Jefferson, Ronaldo Alves ficou com a sobra na pequena área e chutou, mas um desvio num defensor tirou para escanteio.

Aos 18 minutos, Marlon cruzou para a área, e Berger recebeu, livre, dominou e "recuou" para Luciano. Um chute muito fraco.

Pouca coisa acontecia em campo. Exceto pelos erros de passe, que eram abundantes. Aos poucos, o Salgueiro passou a tocar mais a bola e administrar o jogo.

O prata da casa Anderson entrou e deu um gás no setor ofensivo, como meia-atacante, sem resultado concreto.

O último lance da partida foi um péssimo chute de Berger, aos 47 minutos.

Ficha do jogo

Náutico: Gideão, Auremir, Marlon, Ronaldo Alves, Jéferson; Lenon, Derley, Tozo (Marquinho) e Philip (Jefersom Berger); Dorielton e Henrique (Anderson). Técnico: Waldemar Lemos.

Salgueiro: Luciano, Marcos Tamandaré, Alemão, Luiz Eduardo e Peri; Pio, Josa, Victor Caicó e Clébson; Fabrício Ceará (Júnior Ferrim) e Elvis. Técnico: Neco.

Local: Aflitos. Horário:20h. Árbitro: Neilson Santos. Gol: Victor Caicó, aos 36 minutos do primeiro tempo. Assistentes: Albert Júnior e Clóvis Amaral. Cartões amarelos: Tozo, Lenon, Marquinho, Auremir (Náutico), Marcos Tamandaré (Salgueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário