quinta-feira, 14 de julho de 2011

Espanhóis aceitam reduzir despesas para fugir de crise

Do site Máquina do Esporte

A crise financeira que assombra a Europa nos últimos meses tem alterado paradigmas também no futegol. A Liga Profissoinal de Futebol (LFP, na sigla em inglês) da Espanha afirmou, nesta quinta-feira (14), que aprovou novas regras para reduzir gastos.

"Não estamos imunes à economia", disse Jose Luis Astiazaran, presidente da liga, à agência de notícias Reuters. "A atual situação nos indica que nós, clubes, precisamos nos regularmos".

A proposta é se submeter ao "fair-play financeiro" criado pela Uefa o quanto antes, de modo que ele seja totalmente introduzido nos próximos três anos. Um comitê de profissionais independentes será estabelecido pela entidade para analisar contas e recomendar sanções aos clubes que falharem nessa contenção de custos.

"Essa é uma jornada que começa agora e termina daqui a três anos, com o objetivo de balancear receitas e despesas, reguladas pela criação de um departamento de controle", acrescenta o mandatário da entidade espanhola. "Nosso desejo é encorajar que disciplina financeira e racionalidade entre clubes".

Recentemente, estudo divulgado pela Universidade de Barcelona apontou que os 20 clubes que integram a primeira divisão da Espanha possuem prejuízo combinado de 100 milhões de euros em um ano, entre junho de 2009 e junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário