sexta-feira, 22 de abril de 2011

As possibilidades táticas do Sport contra o Náutico

A principal dúvida da imprensa sobre a formação do Sport para o primeiro jogo da semifinal contra o Náutico, domingo, na Ilha do Retiro, é o esquema tático.

Na opinião de quem cobre o dia a dia do Sport, o técnico Hélio dos Anjos tende a armar o time num 4-4-2 com Wellington Saci na meia junto a Marcelinho Paraíba.

A escalação seria: Magrão; Renato, Alex Bruno, Montoya, Dutra; Hamilton, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba, Wellington Saci; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.

Mas a entrada de um terceiro zagueiro (Igor), com a saída de Dutra do time e a utilização de Saci na lateral-esquerda, num 3-5-2, não está descartada. Tóbi também poderia entrar para fazer a função de terceiro zagueiro.

Outras duas opções, menos fortes, são o 4-4-2 com Fabrício na meia e Wellington Saci na lateral esquerda e o 4-4-2 com três volantes, entrando Tóbi, com a saída de Dutra do time e o desloamento de Wellington Saci para a lateral.

SOBRE AS OPÇÕES TÁTICAS

Durante toda a primeira fase do Estadual, o Sport jogou sobretudo no 4-4-2 clássico, com dois zagueiros e dois meias.

Foi assim que iniciou o campeonato. Mas o mau rendimento dos meias (entre estes Renato Ribeiro, Élvis, Adriano Pimenta e o próprio Fabrício, único remanescente) terminou abrindo a vaga para o então lateral-esquerdo Wellington Saci na meia de armação, que se saiu melhor que os demais. Com isso o lateral-esquerdo Dutra entrou no time.

Naturalmente, a presença de dois meias aliada a laterais que buscam o apoio ao ataque reforça a proposta de jogo ofensiva. Por outro lado, desprivilegia a marcação em uma equipe que ainda não mostra muito equilíbrio no certame, embora possua a defesa menos vazada.

O Leão, contudo, também jogou em mais de uma oportunidade com o 3-5-2 e também com o 4-4-2 com três volantes.

O esquema com três volantes foi a opção de Hélio dos Anjos em dois jogos emblemáticos já na reta final: a vitória sobre o Central, em Caruaru, por 3 a 2, e a derrota para o Santa Cruz, na Ilha do Retiro, por 2 a 0.

Quando a preferência foi por três zagueiros, Wellington Saci fez a lateral-esquerda e Dutra ficou no banco. Essa formação pode dar mais segurança à equipe leonina, com melhor cobertura ao avanço dos alas Saci e Renato, jogadores eminentemente ofensivos. Parece ser a formação mais equilibrada.

Vale lembrar que os gols marcados na casa do adversário são critério de desempate nas sêmis, então não dar brechas ao Náutico na Ilha é fundamental.

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário