quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pênalti para Figueirense motiva ironia em nota do Vasco: "Que coincidência!"

Por Rio de Janeiro

Em situação ainda mais difícil depois do início da rodada com resultados favoráveis aos concorrentes para escapar do rebaixamento, o Vasco voltou a carga contra a comissão de arbitragem. Em nota oficial, horas antes da partida contra o Corinthians, o clube lembra que o auxiliar Márcio Eustáquio Gomes, que marcou pênalti para o Figueirense contra a Ponte Preta - em lance que a bola bate na cabeça do jogador de Campinas -, é o mesmo da polêmica partida com o Vasco - do empate por 1 a 1 no Maracanã com a Chapecoense. Em jogo que provocou as críticas mais duras do presidente Eurico Miranda contra os árbitros e a Conaf.

O dirigente vascaíno foi julgado, levou advertência e escapou de punição no STJD - o mesmo aconteceu com o presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice da CBF Delfim Peixoto, com quem o dirigente vascaíno trocou farpas publicamente. 

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro marcou pênalti no fim da partida, pouco depois do time vascaíno abrir o placar. As imagens mostram que a bola bate na barriga do zagueiro Rodrigo. Minutos depois, do outro lado, o jogador da Chapecoense Thiago Luis desviou a bola com a mão antes de chegar em Nenê dentro da área, sem que a arbitragem assinalasse pênalti. Eustáquio era o auxiliar neste lado do campo.

Reportagem do GloboEsporte.com logo após a partida mostrou que Ricardo Marques Ribeiro participou de sequência de sorteios de jogos de times catarinenses por seis rodadas consecutivas - entrando duas vezes em disputas para apitar jogos de times do estado da Região Sul em rodadas seguidas no segundo turno. Após a reportagem e o julgamento no STJD, Ricardo ficou de fora pela primeira vez em sete rodadas de jogos de times catarinenses.
STJD "engaveta" sorteios e critérios; Ferj também protesta
O julgamento de Eurico e Delfim terminou com pedido de esclarecimento de critérios e sorteios de escalações dos árbitros. Porém, mais de 20 dias depois da sessão no STJD, nem a comissão que pediu investigação nem a procuradoria-geral ou o presidente do tribunal desportivo convocaram membros da arbitragem ou da CBF para o STJD. O presidente do tribunal Caio Rocha respondeu que o caso "foi encaminhado direto da comissão para a procuradoria. Não posso me manifestar antes do julgamento". A procuradoria-geral informou que esperaria o desenrolar do caso no Pleno, o que até esta quinta-feira não aconteceu.
No seu site oficial, a federação de futebol do Rio também criticou, com ironias, a arbitragem da rodada dessa quarta-feira. Aliado político do presidente do Vasco, a Ferj assina nova nota com título de "curiosidades" e lembrando que "o árbitro e o assistente que se equivocaram a favor do Figueirense ontem (18/11) contra a Ponte Preta foram os mesmos que se equivocaram contra o Vasco na partida com a Chapecoense."

Confira a nota oficial do Vasco:
"Mesmo com as denúncias do Vasco, a Comissão de Arbitragem da CBF continua a escalar juízes e bandeirinhas que erraram de maneira absurda no campeonato. Ontem, mais uma coincidência.
O auxiliar Márcio Eustáquio Gomes assinalou penalidade máxima a favor do Figueirense quando a bola claramente bateu na cabeça do jogador da Ponte Preta. Esse bandeirinha foi o mesmo que não viu um pênalti claro a favor do Vasco contra a Chapecoense no Maracanã no fim da partida.
Ele viu o que não existiu a favor de um time catarinense e não marcou um claro contra uma equipe do mesmo estado. Que coincidência!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário