sábado, 7 de fevereiro de 2015

PMs vão ocupar estações do metrô devido ao jogo do próximo domingo

G1 PE

Policiais militares vão ocupar, no próximo domingo (8), plataformas de 13 estações do metrô do Recife para garantir a segurança de usuários do transporte e torcedores que vão assistir ao clássico entre Sport e Náutico, na Arena Pernambuco. A medida foi anunciada pelo governo estadual nesta sexta-feira (6). No último fim de semana, o metrô decidiu suspender a operação depois de registrar depredações em brigas de torcidas. Na quinta (5), voltou a desativar o funcionamento alegando falta de segurança.

Em nota, o Executivo Estadual informou que o reforço da PM, em caráter excepcional, atende a um pedido do superintendente do metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho. "Entendendo o momento pelo qual passa o metrô, cuja competência é do Governo Federal - via Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) -, o governo atendeu a solicitação e incluiu no seu Mapa de Força a ocupação de policiais militares nas plataformas de 13 estações. A segurança interna nas estações é especificamente uma atribuição do Governo Federal."

Para o esquema especial no domingo, haverá 434 PMs atuando exclusivamente para o jogo. Desse total, 120 policiais estarão distribuídos nas 13 estações de metrô e nos terminais integrados, sendo 26 nas plataformas e os demais fazendo a segurança a pé ou motorizados. Dois oficiais da Polícia Militar também vão atuar conjuntamente com a segurança do metrô na central de videomonitoramento das estações.

Esquema de ônibus
O Grande Recife Consórcio de Transporte também preparou um esquema especial de ônibus para atender à Arena Pernambuco. Na ida ao estádio, os torcedores do Sport (torcida mandante) poderão utilizar a Linha Centro do metrô e desembarcar no TI Cosme e Damião. Ao chegar no terminal, 15 veículos da linha 047- Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis, a partir das 16h, para levar os torcedores até o estádio. A partida está marcada para as 18h30.

Na volta para casa, a partir das 20h, 15 veículos da linha 047- Cosme e Damião/Arena estarão esperando os torcedores em frente à Arena para seguir de volta ao TI Cosme e Damião.

Já a torcida do Náutico (torcida visitante) pode se dirigir ao Terminal Integrado do TIP, onde contarão com cinco veículos da linha 048 - TI TIP/Arena, a partir das 16h, para levar os torcedores à Arena. Na volta para casa, a partir das 20h, cinco veículos da linha 048 - TI TIP/Arena estarão disponíveis, em frente à Arena,  para levar os usuários de volta  ao Terminal Integrado do TIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário