segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pontaria do Sport precisa melhorar fora de casa

Autor: Wladmir Paulino

A quinta derrota consecutiva fora de casa consolidou o desempenho do Sport de um time caseiro. Se computados apenas os jogos longe de Pernambuco, os campeões nordestinos ocupam um modesto 15º lugar, com duas vitórias, dois empates e sete derrotas. Quando levados em consideração os números como mandante a ascensão chega ao sexto posto, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O detalhe é que três equipes acima do Leão no critério ‘casa’ têm um jogo a mais: Internacional, Flumeinse e São Paulo mandaram 11 jogos.
Por conta disso, somados somente os jogos fora, o Leão aparece atrás de times que supera na classificação geral, como Atlético-PR, Palmeiras, Goiás, Santos e Atlético Mineiro. O melhor visitante é o São Paulo e o melhor mandante, o Cruzeiro.
Agora vamos aos motivos. O que chama mesmo a atenção é a péssima pontaria quando as barras que estão à frente não são as da Ilha do Retiro nem da Arena Pernambuco. A média de finalizações certas do Sport fora de casa é pífia: 1,6. Apenas cinco dos 20 gols marcados pelo time aconteceram fora, o que rende uma média de 0,45. Também não é por acaso que o pior finalizador do Brasileirão é do Sport. Neto Baiano errou 36 vezes.
Mas também há o lado bom da moeda. Quando vem ao Recife ou São Lourenço da Mata o número sobe para 7,25, bem acima do índice de toda Série A, que, hoje, é de 4,3.
Para se ter uma ideia, no jogo contra o São Paulo, o Sport não acertou uma bola sequer na direção de Rogério Ceni. Nas derrotas para Figueirense e Flamengo foi apenas um acerto. A situação melhorou um pouco contra Fluminense e Chapecoense: três bolas no gol, mas apenas uma vencendo o goleiro, justamente contra o último adversário.
O recorde de acertos aconteceu na Arena Pernambuco, contra o Palmeiras. Entre chutes e cabeçadas foram dez em direção ao gol, índice que fez a vitória por 2×1 parecer até modesta.
DESARMES - A pegada na marcação quando se afasta da terrinha também explica as más jornadas. Tomando-se por base os cinco últimos fracassos fora a média de desarmes corretos do Sport é de 18. Nos últimos quatro compromissos em casa – Atlético-PR, Palmeiras, Criciúma e Santos – a média sobre para 21,75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário