domingo, 2 de dezembro de 2012

Sport e Náutico se enfrentam em Clássico dos Clássicos mais decisivo do ano

POSTADO POR Laura Cortizo

Por Laura Cortizo e Anderson Malagutti
Decisivo e emocionante. Antes mesmo de a bola rolar, já podemos usar esses dois adjetivos para falar do jogo que acontece entre Sport e Náutico, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro 2012. A partida acontece a partir das 16h, nos Aflitos, que estará lotado de torcedores pernambucanos ávidos por conhecer o futuro de suas equipes no ano que vem.
Em 13ª colocação, com 46 pontos, o Náutico quer vencer o Leão para garantir a vaga na Copa Sul-Americana de 2013 e, de quebra, er o gostinho de ajudar a rebaixar o arquirrival pernambucano.
Já o Sport se encontra em 17º lugar, com 41 pontos, mas ainda tem chance de escapar da queda para a Série B, a depender de uma combinação de resultados. Caso os rubro-negros vençam a partida no Aflitos, e Portuguesa ou Bahia percam seus jogos, os pernambucanos deixam finalmente conquistam a última vaga na elite do futebol brasileiro.
Dúvidas de um lado...

O técnico Alexandre Gallo não deu brechas durante a semana de qual time o Náutico entraria em campo. Com a incertaza da participação ou não de Elicarlos e Martinez, o time escolhido pelo treinador não foi decidido depois um treino e sim, após uma conversa com os jogadores dentro do vestiário.

"Os jogadores que irão jogar já estão sabendo. O time está definido, os jogadores já sabem como jogar e o esquema tático. Nosso treino foi hoje dentro do vestiário em uma reunião que tivemos", declarou o técnico.

A ideia é não dar subsídios para o rival. O mistério segue também em torno do substituto de Jean Rolt na zaga. Quem aparece com chances de atuar são Ronaldo Alves, Alison e Dadá. Enquanto o primeiro entraria na zaga, os dois últimos formaria o meio-campo ao lado de Souza e Rhayner.

Quem tem presença garantida no clássico são Rhayner e Kieza. A dupla volta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o time volta a ganhar na velocidade do contra-ataque e precisão na finalização.

…Certezas do outro

O raciocínio de Sérgio Guedes é bem diferente do rival. O técnico do Sport não escondeu em nenhum momento durante a semana como armar seu time para o último jogo do ano. "Este é o tipo da partida que se decide dentro de campo. Não é em treinos de portões fechados ou não. Tudo o que foge da partida é apenas notícia. Eu trabalho com conteúdo, com realidade", defendeu.

Assim, com o retorno de Cicinho, que cumpriu suspensão automática na última rodada, e sem nenhum desfalque por lesão ou suspensão, o grupo que entrará em campo do domingo será o mesmo que iniciou a partida contra o Botafogo, há duas semanas. Destaque para a permanência do volante Moacir ao lado de Tobi no meio-campo. Rithely continua no banco, mas tem tudo para ser acionado durante o jogo, assim como o atacante Henrique, que vem fazendo boas apresentações sempre que entra.

 Um ponto que está sendo destacado como positivo pelos jogadores tem sido o emocional e a concentração no jogo. Motivados pela última chance de livrar o time da queda e pelo crescimento apresentado na reta final da competição, eles terão que superar o favoritismo do Timbu. "O Náutico tem uma equipe forte e joga em casa, mas não podemos deixar que eles gostem do jogo. Precisamos do resultado e vamos impor o ritmo. Se repetirmos o que estamos fazendo nas últimas rodadas, temos condições de vencer", defendeu o atacante Gilsinho.

FICHA TÉCNICA

Náutico: Felipe; Patric, Ronaldo Alves, Alemão e Douglas Santos; Elicarlos (Dadá), Alison, Souza e Rhayner; Rogério e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

Sport: Saulo; Cicinho, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho, Gilberto e Felipe Azevedo. Técnico: Sérgio Guedes.

Local: Aflitos. Horário: 16h (horário do Recife). Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário