quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ex-craque de Vasco e Flamengo é candidato na baixada

Alguns jogadores que marcaram época no futebol carioca nos anos 1980 buscam uma vaga nas eleições de 2012. Se o Rio de Janeiro tem Andrade como candidato pelo PSDB, São João do Meriti, na baixada fluminense, tem Marquinho Carioca, onde foram ídolos e conquistaram títulos por Vasco e Flamengo. Filiado do PDT, Marquinho busca uma vaga de vereador apoiando a candidatura de Sandro Matos, também do PDT. Em 2008, Marquinho já havia sido candidato, mas não se elegeu pelo PSC.

Batizado Marco Antônio Rodrigues Henriques, Marquinho Carioca sempre foi criado e viveu em Vilar dos Teles, distrito na baixada fluminense entre as cidades de São João do Meriti e Duque de Caxias. São João do Meriti, cidade onde Marquinho Carioca é candidato, tem 460 mil habitantes e fica há cerca de 25 km da capital carioca.

“Carregador de Piano”Hoje com 52 anos, Marquinho foi revelado pelo Vasco-RJ e só vestiu camisas de grandes times. No Vasco foi campeão carioca em 1982 e tinha uma função tática importante na época. Marquinho entrava com a camisa onze, como ponta esquerda, mas fazia o papel de ajudar na marcação, era o verdadeiro “carregador de piano”.
Hoje, com a mudança tática, seria um segundo volante pela esquerda ou um armador mais fixo. Marquinhos jogou em 1982 pelo Fortaleza, Tricolor de Aço, e foi campeão cearense. Ele veio do Vasco para o Leão numa troca pelo ponta esquerda Julio C´wsar.

Marquinho tinha a qualidade no passe e ainda fazia alguns gols e o treinador Zagallo era um dos maiores fãs do jogador e o indicou para o Flamengo em 1985.
No Flamengo, onde voltou a fazer grandes jogos, foi campeão carioca em 1986. Esteve no Atlético Mineiro e foi campeão mineiro em 1988, depois passou por Coritiba-PR e Fluminense, encerrando a carreira no mundo árabe, jogando do Qatar. Em 1984 chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira.

Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário