Senta no chão, junta os braços e quica, se movimentando para a frente. A coreografia é fácil. Não exige muita complexidade. Mas virou hit mundial desde esta terça-feira. Responsável por transformar a cena de comemoração de Mutba Kidiaba em destaque internacional, a dança da vitória do Mazembe sobre o Internacional na semifinal do Mundial de Clubes pode ter nascido bem longe do Congo, país de origem do goleiro. O grupo de funk carioca, "Os Hawaianos", garante que criou o passo há seis anos. E vai além: o movimento da música “Vem quicando” seria inspirado no personagem Didi Mocó, de Renato Aragão.
- Um amigo imitava o Didi. Ficava quicando no chão. A gente viu aquilo, achou graça e criou o funk em cima disso. “Vem quicando” fez muito sucesso no Rio de Janeiro, e já faz tempo. Agora, ganhou o mundo. Ficamos assustados quando vimos ontem (terça-feira), mas achamos bem legal – contou o vocalista Yuri.
O artista sabe até mesmo quando a dança teria chegado à África. Para ele, foi por meio da apresentadora Regina Casé, que fez uma edição de seu programa “Central da Periferia”, da TV Globo, no continente e ensinou a coreografia do “Vem Quicando” a crianças há cerca de três anos, segundo Yuri.
Kidiaba, no entanto, deu outra versão para a origem da dança. Ao deixar o campo nesta terça-feira, o goleiro do Mazembe disse que era uma adaptação de um passo da Costa do Marfim, o Bwake.
Nenhum comentário:
Postar um comentário