sábado, 1 de outubro de 2011

Santa Cruz segura o Coruripe, se classifica e está a dois jogos da Série C

O Santa Cruz garantiu a classificação para as quartas de final da Série D com um empate sem gols contra o Coruripe-AL, na cidade de Coruripe-AL, na noite deste sábado.

Apos um primeiro tempo com vacilos e sustos, o Tricolor coral foi perfeito taticamente na segunda etapa e garantiu o empate em 0 a 0, que bastou já que havia vencido por 1 a 0 no Arruda no domingo passado.

Nas quartas de final, o Santa Cruz enfrentará ou Treze-PB ou Santa Cruz-RN, que se enfrentarão neste domingo no Rio Grande do Norte. O Treze venceu o primeiro jogo por 3 a 1 em Campina Grande. Se os tricolores passarem da próxima fase, estarão classificados para a Série C em 2012, deixando a Série D após a sua terceira temporada.

O JOGO

Climão de decisão de campeonato. Jogo intenso, torcidas intensas. Muita pegada, marcação, velocidade. E também muitos erros individuais. Acima de tudo, pressão do Coruripe em cima do Santa Cruz. Assim podemos definir o primeiro tempo.

O Santa Cruz entrou em campo com quatro modificações em comparação com a primeira partida, com o objetivo de deixar o time mais forte fisicamente e também marcar individualmente o destaque ofensivo do Coruripe, Edson Di.

Essa função ficou com Everton Senna. Também entraram o zagueiro Walter, o volante Jeovânio e o atacante Kiros, nas vagas do zagueiro Leandro Souza (suspenso), do volante Chicão, do meia Natan e do atacante Fernando Gaúcho, titulares na primeira partida. O esquema ficou semelhante às finais do Campeonato Pernambucano, contra o Sport, onde o marcado individualmente era Marcelinho Paraíba.

Mas, diferentemente daqueles jogos que deram o título estadual ao tricolor, nesta noite o Santa Cruz só se defende, e não está conseguindo encaixar o contra-ataque.

Desde o início o Coruripe teve a posse de bola, e o Santa Cruz jogava fechado, à espera do erro do adversário para contratar.

A marcação coral não foi capaz de anular o Hulk praiano, que teve as melhores chances do primeiro tempo e chegou a marcar um gol, com Paulinho Marília em posição duvidosa, anulado pela arbitragem.

A primeira boa chance do Coruripe caiu nos pés de Edson Di, aos 16 minutos. Ele se desmarcou de Everton Senna e recebeu cruzamento na área, mas ao chutar acabou furando.

Três minutos depois, Edson Di ficou com uma sobra e chutou forte, por cima do gol.

O Coruripe aposta muito nas jogadas pelas laterais, e vai bem. Consegue pressionar o Santa. Tiago Cardoso tirava várias bolas de soco e fazia uma defesa aqui e ali sem tanta dificuldade.

A melhor chegada do Santa Cruz veio aos 27 minutos, em cobrança de escanteio. Walter subiu mais e cabeceou no cantinho. A bola passou muito perto da trave.

Dois minutos depois, Paulinho Marília ficou com a bola após um chute torno do Coruripe na intermediária. Em posição duvidosa, ele chutou no canto e balançou as redes. Mas a arbitragem marcou impedimento.

O gol poderia ter saído aos 42 minutos, num lance em que Jeovânio perdeu a bola na defesa. Paulinho Marília, recebendo próximo à entrada da área, soltou uma bomba em direção ao ângulo direito. Mas Tiago Cardoso fez defesa sensacional, garantindo o 0x0 da primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

O Coruripe voltou buscando pressionar o Santa Cruz, assim como no primeiro tempo. Só que a equipe pernambucana parece ter entrado mais atenta, como que mais adaptada ao jogo do adversário, e a sua marcação melhorou.

A primeira chance de gol foi mesmo da Cobra Coral, graças à falta de Mendonça em Kiros na meia-lua do Coruripe. Excelente oportunidade para o Santa. Mas a cobrança forte de Weslley foi parar na arquibancada.

Quando Zé Teodoro se programou para fortalecer a marcação, com a substituição do meia Washington pelo volante Chicão, Washington caiu no campo e retardou demais a sua saída do gramado. O árbitro não tolerou e deu o segundo cartão amarelo ao jogador, a poucos metros da linha lateral. Prejuízo para o Santa.

Zé Teodoro insistiu na entrada de Chicão e sacou então o atacante Thiago Cunha. Só Kiros ficou no ataque.

Mesmo só, Kiros seguiu dando trabalho. Mandou duas bombas em cobranças de falta, de longe, mas perigosas. Na primeira, o goleiro Santos espalmou e a defesa afastou. Na segunda, Santos colocou para escanteio.
Após esse escanteio, Kiros tentou cabecear e não conseguiu. Mas sofreu um pisão de Santos, que já tinha dominado a bola. O bandeirinha alertou e o árbitro expulsou o goleiro. O seu reserva entrou no lugar do atacante Paulinho Marília, enfraquecendo, assim, a equipe.

O Coruripe continuou tentando o gol. Mas já não conseguia levar perigo. A marcação do Santa Cruz estava plenamente encaixada nos últimos 30 minutos de jogo.

Independente do esquema tático, o comportamento do Santa Cruz no segundo tempo foi idêntico ao dos jogos contra o Sport no Estadual. Só faltava o talento individual de Gilberto para definir o jogo.

Weslley bem que tentou, com um bom chute aos 42 minutos, que lembrou o do ex-atacante coral na Ilha do Retiro. Mas a bola saiu. Também saiu para fora no minuto seguinte num chute não tão perigoso de Ludemar, que entrou aos 37' na vaga de Kiros.

E o Santa Cruz conseguiu garantir esse resultado, que garantiu a sua classificação para as quartas de final da Série D. Agora, a dois jogos do acesso.

Ficha do jogo

Coruripe: Santos, Alex Murici (Ivan), Leandro, Mendonça e Paulinho, Jaélson, Anderson, Gueba e Jônatas, Paulinho Marília (Jeferson) e Édson Di (Lindoval). Tècnico: Freitas Nascimento.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Everton Sena, Walter, André Oliveira; Memo, Jeovânio (Bismarck), Wesley, Washington e Dutra; Thiago Cunha (Chicão) e Kyros (Ludemar). Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Gerson Amaral, em Coruripe (AL). Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Assistentes: João Patrício de Araújo e Márcio Soares Maciel (ambos de GO). Cartões amarelos: Paulinho Marília, Édson Di, Jaélson, Mendonça, Dinda (C), Everton Sena, Washington (S). Expulsões: Washington, aos 18 min e Santos, aos 21 min do 2 tempo. Público: 3.684. Renda de R$ 43.580,00

Fonte: Breno Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário