segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uruguaio Forlán é o melhor da Copa; alemão vence entre os jovens

O atacante uruguaio Diego Forlán recebeu neste domingo a Bola de Ouro da Fifa, prêmio dado ao melhor jogador da Copa do Mundo. O Uruguai foi eliminado na semifinal pela Holanda e terminou a competição na quarta colocação, tendo em Forlán - que teve 23,4% dos votos - seu grande destaque. O holandês Sneijder, com 21,8%, foi eleito o segundo melhor e ficou com a Bola de Prata, enquanto o espanhol David Villa (16,9%) foi premiado com a Bola de Bronze.

Entre os jogadores jovens, o vencedor foi o alemão Thomas Müller, que superou o mexicano Giovani dos Santos e o ganense André Ayew. O prêmio considera "jovens" os jogadores nascidos depois de janeiro de 1989.

Com cinco gols marcados, Forlán foi também um dos quatro artilheiros do Mundial de 2010. Porém, não levou prêmio por esse quesito. A Chuteira de Ouro, concedida ao artilheiro, ficou também com Müller, já que o primeiro critério de desempate é o número de assistências: o alemão terminou com três passes para gol, contra um de seus concorrentes.

O segundo critério de desempate, o menor número de minutos jogados, fez com que Villa (634 minutos) ficasse com a Chuteira de Prata. Já o terceiro prêmio, a Chuteira de Bronze, ficou com Sneijder (652 minutos). Forlán jogou 654 minutos no total.

Por fim, o prêmio de melhor goleiro da Copa ficou com o espanhol Iker Casillas, que fez duas grandes defesas diante do holandês Arjen Robben na final. O time com melhor fair play também foi a Espanha, segundo a Fifa.

Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário