A União de Mesquitas Marroquinas de Amsterdã (UMMAO) manifestou neste domingo seu apoio à seleção holandesa para a final da Copa do Mundo, um gesto carregado de simbolismo após o forte respaldo que recebeu a extrema direita do antimuçulmano Geert Wilders nas eleições antecipadas de junho passado.
"Alá está com a Laranja", assegurou a UMMAO em comunicado publicado no jornal Algemeen Dagblad. Segundo a organização, a seleção, na qual jogam vários muçulmanos, é um exemplo para o mundo de diversidade cultural e religiosa.
"Esta é a Holanda de verdade. Diversa, esportiva e centrada em conseguir resultados", em referência ao multiculturalismo do país no qual vivem cerca de um milhão de muçulmanos.
"Estamos orgulhosos e desejamos a nossos jogadores toda a sorte com a final", acrescenta a nota.
O apoio da UMMAO à seleção holandesa é especialmente importante depois que uma parte da população do país refletiu nas urnas sua rejeição a esta comunidade.
O pleito adiantado representou um importante giro à direita na política da Holanda e deixou o partido de Wilders como a terceira maior legenda do país, com um espetacular avanço em seu número de cadeiras frente as eleições anteriores (de nove para 24). Por isso que aspira a fazer parte da nova coalizão de Governo, ainda em negociações.
O polêmico Wilders ganhou fama na Holanda por suas opiniões antimuçulmanas e declarações nas quais compara o Islã com o fascismo ou chama o profeta Maomé de "bárbaro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário