Da Redação, com Lancepress
O Flamengo está mais do que vivo no Brasileirão. Jogando fora de casa, o Rubro-Negro conseguiu uma magra vitória de 1 a 0 sobre o Ceará, neste sábado, no Presidente Vargas, e chegou aos 51 pontos – igual aos líderes Corinthians e Vasco, que levam vantagem no número de vitórias e ainda jogam nesta 30ª rodada.
Deivid, tão criticado por boa parte da torcida, foi o autor do gol solitário, que joga a pressão para cima de vascaínos e corintianos, que enfrentam Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente.
Se o Fla entra de vez na luta pelo título, o Vozão fica em situação ainda mais complicada. O time cearense, com 32 prontos, é o 15º, mas pode entrar na zona de rebaixamento dependendo dos outros resultados. Até hoje, o time não perdia há seis jogos.
No próximo sábado, o Ceará vai até o Canindé enfrentar o Palmeiras, às 18h, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo recebe o Santos no próximo domingo, às 18h, no Engenhão.
Chances perdidas e Fla na frente
O técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao escalar Bottinelli na vaga de Willians. Com o time mais ofensivo, o Flamengo sofreu uma pressão inicial imposta pelo Ceará, mas logo tomou conta da partida e criou inúmeras oportunidades de gol durante o primeiro tempo. Seria injustiça se o Flamengo saísse do primeiro tempo sem marcar pelo menos um gol. O time carioca foi superior durante a etapa inicial e criou pelo menos quatro oportunidades de abrir o marcador. Bottinelli, Alex Silva e Deivid perderam ótimas chances de deixar o time carioca em vantagem.
A primeira chance, no entanto, foi criada pelo Ceará. O atacante Roger recebeu na entrada da área, ganhou de Alex Silva e chutou na rede pelo lado de fora, logo aos 2 minutos. O Vovô continuou pressionando o Flamengo no início. Osvaldo e Boadeiro deram trabalho à defesa do Rubro-Negro.
O time carioca só conseguiu criar um lance de perigo aos seis minutos. Em contra-ataque rápido, Ronaldinho deu belo lançamento para Bottinelli. Dentro da área, o argentino cortou o zagueiro, mas bateu sobre o gol de Fernando Henrique. A partir desta jogada, o Fla passou a dominar as ações do jogo. Logo em seguida, Thiago Neves acertou o travessão após cruzamento de Junior Cesar.
O ritmo caiu e os dois times só conseguiram chutar a gol de longe distância. Deivid e Michel tentaram arriscar chutes, mas os goleiros conseguiram executar as defesas.
O Flamengo voltou a pressionar e aos 27 minutos, Deivid perdeu chance incrível. Ele foi lançado e cara a cara, chutou em cima de Fernando Henrique arrancando lamentos de Vanderlei Luxemburgo. Aos 36, o Flamengo perdeu mais uma ótima chance. Renato apareceu bem pela ponta esquerda, cruzou para Alex Silva tocar de peixinho por cima do gol do Ceará.
Até que aos 40 minutos, Deivid conseguiu se recuperar ao fazer o primeiro gol do Flamengo após várias chances perdidas. Thiago Neves recebeu bola de Léo Moura na ponta esquerda e fez o cruzamento na segunda trave. O camisa 9, bem colocado, deslocou o goleiro Fernando Henrique: 1 a 0.
Ronaldinho e Heleno são expulsos
O Ceará voltou da mesma forma que iniciou o jogo. Foi para cima do Flamengo e conseguiu arrumar algumas faltas perigosas. Mas o lance que mais chamou a atenção foi a troca de farpas entre Ronaldinho e Heleno, aos 5 minutos. Os dois jogadores se agrediram na lateral do campo e foram expulsos pelo árbitro André Luiz de Freitas.
O Vovô continuou melhor no jogo e criou bom lance com Roger. Mesmo pressionado por Welinton, o atacante conseguiu fazer o giro e disparar chute perigoso. Felipe fez defesa difícil, aos 11 minutos. Após a expulsão dos dois jogadores, o Flamengo sentia mais dificuldade para chegar ao ataque e pouco criou chances perigosas na segunda etapa.
Os técnicos mudaram os times em busca de mais gás. No Ceará, Washington e Felipe Azevedo entraram. Já no Flamengo, Maldonado e Diego Maurício. Jogo permaneceu em ritmo lento e perdeu em emoção. O time carioca esperava o Ceará no campo de defesa e tentava utilizar a velocidade de Diego Maurício. Thiago Neves passou ser a referência.
A única jogada de perigo do Ceará foi provocada por uma falha em conjunto de Alex Silva e Felipe. O lateral-esquerdo Vicente foi à linha de fundo e cruzou visando o atacante Washington, que ganhou e cabeceou perigosamente à esquerda do gol do Flamengo, aos 33 minutos. O Ceará continuou pressionando em busca do gol de empate. Aos 42 minutos, Osvaldo perdeu duas chances no fim do jogo. O jogador ainda seria expulso nos acréscimos, por suposta simulação de pênalti.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ (0)
Fernando Henrique, Boiadeiro (Enrico 31'/2ºT), Fabrício, Daniel Marques e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno, Leandro Chaves (Felipe Azevedo 15'/2ºT; Osvaldo e Roger (Washington). Técnico Estevão Soares
FLAMENGO (1)
Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Aírton, Renato, Bottinelli (Maldonado 16'/2ºT), Thiago Neves (Negueba 31'/2ºT); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício 23'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gol: Deivid (40'/1ºT)
Local: Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Data/hora: 15/10/2011 - 18h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Cartões amarelos: Alex Silva (1'/2ºT), Junior Cesar (10'/2ºT), Osvaldo (48'/2ºT)
Cartões vermelhos: Ronaldinho (5'/2ºT), Heleno (5'/2ºT), Osvaldo (48'/2ºT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário