A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou a tabela da Série D. O anúncio era esperado para esta segunda-feira, mas a entidade não se pronunciou, divulgando apenas a tabela e o regulamento da Série C, que começará no mesmo dia que a Série D.
No entanto, a torcida coral não deverá esperar muito mais para conhecer os adversários do Santa Cruz na primeira fase do Brasileiro. De acordo com o prazo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor, as tabelas e os regulamentos das competições têm que ser divulgados com até 60 dias de antecedência, prazo que se encerra nessa quarta (19).
Apesar de não ter divulgado a tabela, a entidade anunciou mudanças nos critérios de preenchimento de vagas em caso de desistências. Com as novas regras, clubes que estão na segunda divisão de seus estaduais não poderão disputar a Série D. Além disso, as vagas só poderão ser remanejadas dentro de suas respectivas regiões, não mais em âmbito nacional. Outra alteração é que, em vez de levar em conta o Ranking Nacional de Clubes (RNC), agora a CBF passará a usar como critério o Ranking Nacional de Federações (RNF).
O processo se dará da seguinte forma: os clubes têm até o dia 21 para confirmarem se pretendem ou não jogar a Série D. Em caso de desistências, a vaga será preenchida pelo clube melhor colocado na competição que deu a vaga ao desistente, seja campeonato estadual ou seletiva.
Permanecendo a vaga em aberto, ela passará às federações com representantes no grupo do desistente, com preferência para aquela melhor colocada no RNF. Caso ainda assim a vaga não seja preenchida, ela passará ao âmbito regional, novamente com preferência para as melhores colocadas no RNF. Não havendo substituto, o grupo ficará com um número inferior de participantes.
Exemplo: caso o grupo do Santa seja novamente composto por equipes de Pernambuco, Alagoas e Sergipe e haja uma desistência em um dos estados vizinhos, sem que se tenha um substituto dentro do estado, a vaga passará para Pernambuco, pois entre os três estados é o melhor colocado no ranking. Nesse caso, obedecendo a classificação do Estadual, a Cabense teria a preferência pela vaga.
Não havendo interesse de equipes pernambucanas e de outros estados do grupo, a vaga passaria então para o âmbito regional. O melhor estado nordestino no ranking, depois de Pernambuco, é a Bahia. Sendo assim, as equipes baianas teriam preferência. Não havendo interesse dos baianos, viriam cearenses, potiguares, alagoanos e assim por diante, sempre de acordo com a colocação da federação no RNF. Se ainda assim a vaga não for preenchida, o grupo ficará com um integrante a menos.
PARAÍBA – Mais uma vaga foi definida nesse fim de semana. O Treze derrotou o Campinense por 2x0 nesse domingo e sagrou-se campeão paraibano de 2010. Além da taça, o Galo da Borborema ficou também com a vaga do estado na Série D. Ao vice-campeão, o Botafogo, resta aguardar pelas desistências para poder também disputar o Brasileiro. Restam apenas três estados sem representantes definidos: Acre, Espírito Santo e Rondônia.
Fonte: Agência CoralNET de Notícia
Oi Anderson, sou o Masrcos do Blog do Marcão. Bem bacana seu Blog. Agradeço aos elogios feitos ao nosso Blog e estamos à disposição para parcerias, trocas de informações, etc. Meu email: mneletrica@gmail.com.
ResponderExcluirGrande abraço,
Marcos
Amigo
ResponderExcluiragradeço a visita ao meu blog e aproveito para enviar um vídeo BRASILEIRO COBRA O PIOR PÊNALTI
Faltando poucas rodadas para o fim da Série B espanhola, o tradicional Betis segue na briga por uma vaga na primeira divisão. No último fim de semana, o time verde e branco venceu o Gimnástic, fora de casa, por 1 a 0, com um gol de pênalti do camaronês Emaná.
No entanto, o lance que chamou a atenção aconteceu nos últimos minutos, em outra penalidade marcada para o Betis. Quem pediu para cobrar foi o brasileiro naturalizado turco Mehmet Aurelio, ex-Flamengo. Só que o resultado foi um desastre...
http://www.youtube.com/watch?v=gRR2G1_L8TE&feature=player_embedded
ABRAÇOS