sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Número de jogadores e técnicos em ação no clássico refletem ano ruim de Náutico e Santa

Marcel Tito /Diario de Pernambuco 

Sessenta jogadores, seis técnicos. Esse é o balanço do Clássico das Emoções em 2017, ano em que a rivalidade entre Náutico e Santa Cruz completa 100 anos. Número que vai aumentar neste sábado, quando os clubes vão se enfrentar pela última vez na temporada. O número de atletas que disputarão o duelo passará de 70 com certeza. O de treinadores subirá para oito. Isso num "universo" de oito partidas. Um número absurdo de mudanças que explica, por si só, a situação crítica das duas equipes na Série B.

O excesso de mudanças nos elencos é o principal sintoma dos erros no planejamento das duas equipes. Comparando as escalações do primeiro duelo em 2017 com as prováveis formações para a partida de amanhã, poucos são os remanescentes entre os titulares. Apenas dois. Um desses nomes reforça o cenário de metamorfose. No dia 29 de janeiro, João Ananias entrou no gramado da Arena Pernambuco vestindo a camisa 13 do Náutico. No dia 4 de novembro, entrará no Arruda defendendo as cores do Santa Cruz. O outro titular daquele confronto com participação certa amanhã é o goleiro Júlio César.

"É uma questão de gestão de clube. Eles fazem um planejamento no começo do ano e não dá certo. Se não dá certo, troca. No futebol é assim. Por isso que nesse clássico ainda teremos estreias", afirmou João Ananias, ao analisar a conjuntura de mudanças. Falou de estreias, talvez, sem saber ao certo o número de jogadores que vão disputar, pela primeira vez, o Clássico das Emoções neste ano. Serão 12 dos 22 atletas em campo! Detalhe: os dois técnicos também vão disputar o duelo pela primeira vez em 2017.

A lista de "estreantes" tem seis atletas de cada lado. Do Santa Cruz, são Guilherme Mattis, Yuri, João Paulo, Bruno Paulo (ou Natan), Ricardo Bueno e Grafite. Do Náutico, pisam no Clássico das Emoções pela primeira vez em 2017 Léo, Aislan, Bruno Mota, Rafinha, Willian e Dico. A quantidade pode até aumentar para 13, caso o técnico Marcelo Martelotte opte por Walber na lateral direita no lugar de Nininho. Isso sem contar com algum reserva que entre no decorrer da partida para fazer a sua "estreia" no Clássico das Emoções do centenário.

Presente em todos

Mesmo com a alta rotatividade há dois atletas que participaram de todos os Clássicos das Emoções de 2017. Só um, entretanto, poderá manter os 100% de participação. Trata-se do atacante Willian Barbio, do Santa Cruz. Ele participou de todos os duelos entre os rivais neste ano. Foi titular duas vezes. Nas outras cinco, foi reserva e entrou no decorrer da partida. No sábado, começará na reserva mais uma vez. Pelo Náutico, quem participou dos sete encontros até o momento foi o atacante Erick , que deixou o clube em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário