terça-feira, 20 de junho de 2017

Contra o Goiás, Beto Campos inicia maior desafio da carreira à frente do Náutico

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco 

A primeira experiência do gaúcho Beto Campos, 53 anos, fora do Sul do país não será nada fácil. Campeão estadual no Rio Grande do Sul com o pequeno Novo Hamburgo, o desafio ao assumir o Náutico é ainda maior do que levantar uma taça superando os hegemônicos Grêmio e Internacional. No último sábado, na derrota por 2 a 1 para o Boa Esporte, o novo técnico alvirrubro conferiu pessoalmente, embora ainda não estivesse à beira do gramado, a dificuldade que será fazer o time emplacar uma recuperação na Série B. São apenas dois pontos conquistados em 16 disputados até agora. É a única equipe que ainda não venceu na competição.

O tempo é curtíssimo. Embora tenha fechado com a direção do clube logo após a demissão do antecessor Waldemar Oliveira, na segunda-feira passada, Beto Campos só foi apresentado oficialmente ontem. Hoje, colocará o Náutico em campo pela primeira vez, às 19h15, contra o Goiás, na Arena de Pernambuco. Comandou apenas um treino, no qual tentou, na medida do possível, começar a dar sua cara ao time. Se o Timbu terá comportamento em campo semelhante ao surpreendente Novo Hamburgo, só o tempo vai mostrar. Mas é certo que tudo o que Alvirrubro precisa é pontuar, dando início à remada rumo à saída da zona de rebaixamento.

Para conquistar esse objetivo, Beto Campos fala em "equilíbrio". Nesta Série B, o Náutico sofreu 16 gols, marcou apenas cinco. Em campo, tem se mostrado apático. "Sabemos que os resultados são para ontem, mas em primeiro lugar temos que procurar o equilíbrio. Sem isso, não se ganha jogo nenhum, pelo contrário, acaba perdendo. Procurei colocar isso para os atletas. Vamos ter uma equipe equilibrada, para somar pontos e sair dessa situação", afirmou o treinador. "Lá (Novo Hamburgo), fizemos uma equipe de marcação forte e transição rápida. Claro que, no momento, tenho que conhecer um pouco mais a nossa equipe. Pelo que vi em Varginha, temos condições de fazer algo assim, com alguns atletas que estão chegando e ainda não estrearam".

Contra o Goiás, taticamente, Beto Campos afirmou que pretende fazer ajustes na equipe. Deve mudar, também, algumas peças, embora não tenha revelado quais. Na segunda-feira, o treinador teve uma longa conversa com o grupo antes de sua apresentação. Depois da coletiva de imprensa, deu o primeiro treino, fechado. "Toda mudança precisa de um tempo para poder trabalhar. A tendência é mudar um jogador ou outro, até pelo desgaste da sequência de jogos. Quero colocar uma equipe parecida com a que vem jogando, mas com uma postura diferente", comentou o treinador, que terá à disposição o meia Bruno Mota, de 22 anos, regularizado. Existe a possibilidade, também, do atacante Gilmar ser titular pela primeira vez.

Goiás

A derrota para o ABC, em pleno Serra Dourada, faz o Goiás querer buscar, fora de casa, os pontos perdidos. Comandado pelo ex-zagueiro do Sport Sílvio Criciúma, a equipe esmeraldina terá força máxima contra o Náutico. O treinador, por sinal, ainda terá a opção do lateral-esquerdo Carlinhos, suspenso na rodada passada. A tendência é que ele volte na vaga de Jefferson.

Ficha do jogo

Náutico
Tiago Cardoso; Suellington (Joazi), Aislan, Feliphe Gabriel e Jeanderson; Amaral, João Ananias e Giovanni; Erick, Vinícius e Gilmar. Técnico: Beto Campos.

Goiás
Marcelo Rangel; Tony, Everton Sena, Alex Alves e Carlinhos; Pedro Bambu, Victor Bolt, Léo Sena e Tiago Luís; Carlos Eduardo e Aylon. Técnico: Sílvio Criciúma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário