sexta-feira, 11 de julho de 2014

Melhor da Copa: da juventude de Neymar ao domínio dos finalistas

A corrida para definir quem será o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014 está em sua reta final. A Fifa divulgou nesta sexta-feira os 10 indicados ao prêmio Bola de Ouro. Os nomes foram escolhidos pelo grupo de estudos da entidade. Segundo e terceiro colocados serão premiados com as Bolas de Prata e Bronze, respectivamente.

Os finalistas monopolizaram as indicações. São quatro alemães e três argentinos. Neymarrepresenta o Brasil na disputa, que conta ainda com o holandês Robben e o colombiano James Rodriguez, atual artilheiro da competição, com seis gols marcados em cinco jogos.
Em seu site oficial, a Fifa considera o prêmio desde 1982. A partir desta data, a Alemanha recebeu uma vez a Bola de Ouro com o goleiro Kahn, em 2002, assim como a Argentina com Maradona, em 1986. O Brasil foi o premiado com Ronaldo, em 1998, e Romário, em 1994. A Itália também tem duas, com Rossi (1982) e Schillaci (1990). A França levou uma com Zidane, em 2006, e o Uruguai fecha a lista com Forlán, em 2010.
Apenas dois jogadores foram eleitos os melhores da Copa do Mundo fora da final. Schillaci em 1990, quando também foi artilheiro, levando a Itália ao terceiro lugar, e Forlán em 2010, quando o Uruguai ficou na quarta colocação.
Antes de 1982, a Fifa premiava apenas o artilheiro da competição. A escolha de melhor jogador jovem teve início em 1958, com Pelé. A primeira vez em que foi escolhido o melhor goleiro aconteceu em 1994, com o belga Preud'Homme.

Nesta sexta-feira, também foram anunciados os goleiros indicados para receber a Luva de Ouro. Navas, da Costa Rica, Neuer, da Alemanha, e Romero, da Argentina, estão na disputa. O melhor jogador jovem será Pogba, Varane, ambos da França, e Depay, da Holanda.
Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário