terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ex-técnico de ar condicionado, Oswaldo brilha na base do Sport

Por Elton de Castro Recife

Rapaz de origem humilde, que sonha em jogar futebol e ganha a chance de atuar no seu time de coração após trabalhar na manutenção de ar-condicionado no clube. Essa poderia ser a sinopse de mais um filme que conta uma história de superação. No entanto, essa é a história real do zagueiro Oswaldo, autor do gol que garantiu ao Sport a vantagem sobre o Botafogo, na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20.
Filho do comerciante Oswaldo Brasiliano e da dona de casa Jacira Soares, o jovem zagueiro rubro-negro tentou, desde pequeno, entrar no mundo da bola. Porém, a dificuldade financeira vivida pela família, atrelada a falta de conhecimento, fez com que Oswaldo tivesse que seguir outro caminho.

- Quando eu era pequeno sempre imaginei que seria jogador. Mas entrar nesse mundo é muito complicado. Nunca tive empresário e nem quero ter. Aí, jogava em times de bairro, mas tinha que ajudar lá em casa. Aí, tive que procurar um emprego.
Apesar das dificuldades, o zagueiro nunca deixou de receber o apoio do pai. De acordo com o atleta, mesmo sabendo que seria difícil ver o filho jogar profissionalmente ele nunca desistiu.
- Meu pai foi a pessoa que mais me apoiou. Desde pequeno ele falava para eu não abandonar meu sonho. Foi ele que me colocou para jogar em times de bairro e sempre me incentivava a buscar algo maior. Até quando eu já estava trabalhando ele nunca deixou de acreditar no meu futebol.


A sorte, que até então não tinha olhado para Oswaldo, começou a mudar em 2009, quando o então funcionário de uma oficina de eletrodomésticos foi mandado para fazer a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado da Ilha do Retiro. Mesmo atento ao serviço, o jovem atleta não perdia a oportunidade de acompanhar o treinamento daqueles que, à época, eram intocáveis para ele.
- Quando entrei aqui olhei mais para o treino do que para o serviço. Via Magrão, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e ficava me imaginando com a camisa do Sport. Não vou mentir para você, sempre me imaginei vestindo essa camisa. Mas sabia que seria complicado, pois nunca tinha tido uma oportunidade em um clube.
As dificuldades não conseguiram diminuir a esperança do jogador, que após um longo período trabalhando na manutenção decidiu tomar coragem e pedir uma oportunidade aos dirigentes das categorias de base do clube.
- Toda vez ficava olhando os jogadores treinando e teve um dia que decidi pedir uma chance. Para minha surpresa, o pessoal me mandou participar dos testes e depois de um período eu comecei a treinar com o time. Não consigo esquecer o dia que recebei a notícia que ficaria.
Incrédulo, Oswaldo custou a aceitar que estaria iniciando a realização do sonho. Mas a ficha caiu assim que ele viu-se ao lado dos principais jogadores do time.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário