domingo, 13 de novembro de 2011

Bahia suporta pressão, bate Atlético-GO e vê rebaixamento longe

No Estádio Serra Dourada, o Bahia suportou a pressão do Atlético-GO e conseguiu vencer por 1 a 0 com um gol solitário do artilheiro Souza no primeiro tempo. A partida aconteceu na noite deste domingo e foi válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e serviu de alívio para os comandados de Joel Santana, que se afastaram da zona de rebaixamento.

Com o resultado, o clube baiano foi aos 42 pontos e superou Palmeiras e Atlético-MG na tabela, subindo para a 13ª colocação. Logo a frente, em 12º e com uma vitória a mais está o Atlético-GO, também com 42 pontos. Ambas as equipes tentam se distanciar da zona de rebaixamento, que tem como representante mais próximo o Ceará, com 35 pontos.

No confronto em Goiânia, o Bahia jogou retraído na maior parte do tempo. Apostando em contra-ataques, a equipe visitante saiu na frente do placar com Souza, que marcou seu décimo gol no Brasileiro e é o artilheiro do time na competição. O atacante seria expulso posteriormente, após desentendimento com Gilson, que também foi embora do gramado mais cedo.

Na próxima rodada, a 35ª da Série A, o Bahia viaja a Porto Alegre para jogar contra o Internacional no Estádio Beira Rio, nesta quarta-feira. Já o Atlético-GO encara o Santos na Vila Belmiro na quinta-feira.

O jogo

A equipe da casa tentou se impor na etapa inicial. A equipe, porém, foi surpreendida logo aos 10min, quando o Bahia fez o primeiro gol. Thiago Feltri bobeou na saída de bola e foi desarmado pelo lateral direito Marcos na saída de bola. Desarrumada, a defesa do Atlético-GO deixou Souza livre na marca do pênalti para empurrar para dentro do gol de Márcio.

Quinze minutos depois, a equipe visitante voltaria a assustar. Lulinha recebeu na área e tentou tocar para Souza. O passe saiu espirrado e sobrou para o próprio Lulinha, livre, bater forte à esquerda de Márcio.

Na sequência, Vitor Júnior infiltrou na área do Bahia pela esquerda, mas foi travado por Marcelo Lomba, que salvou os comandados de Joel Santana do empate.

Aos 32min, o zagueiro Gilson e Souza se desententeram e discutiram rispidamente. O árbitro Péricles Bassols Cortez viu a briga e expulsou direto ambos os jogadores.

Com dez homens de cada lado, o Atlético-GO cresceu no jogo e passou a pressionar. A melhor oportunidade veio aos 39min. Felipe tocou para Anselmo, que fez o pivô e devolveu para o companheiro, que tentou bater de bico no contrapé de Lomba. O goleiro não foi surpreendido e efetuou grande defesa.

O clube goiano retornou dos vestiários para a etapa final com a mesma disposição do primeiro tempo. Com atitude agressiva, o Atlético-GO foi para cima e obrigou o goleiro do Bahia trabalhar novamente aos 14min, após bela linha de passe concluída por Anselmo.

O Bahia ficou retraído e esperou chances de contra-atacar. A primeira delas veio aos 20min. Nikão realizou um desarme no campo de defesa, arrancou para o ataque, fintou um marcador adversário, mas chutou fraco para fácil defesa de Márcio.

O Atlético-GO continuou mandando no jogo, mas encontrou uma defesa bem postada e, com a insistência em chutes de longa distância e cruzamentos, não conseguiu o gol de empate.

Ficha técnica

ATLÉTICO-GO 0 x 1 BAHIA

Gols
BAHIA:
Souza, aos 10min do 1º tempo

ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri (Ernandes); Agenor, Marino, Bida e Vitor Júnior (Diogo Campos); Felipe (Juninho) e Anselmo
Treinador: Hélio dos Anjos

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Danny Moraes, Paulo Miranda e Dodô; Fabinho, Fahel, Diones (Carlos Alberto) e Magno (Nikão); Lulinha (Junior) e Souza
Treinador: Joel Santana

Cartões amarelos
ATLÉTICO-GO: Anderson, Marino
BAHIA: Paulo Miranda

Cartões vermelhos
ATLÉTICO-GO: Gilson
BAHIA: Souza

Árbitro
Péricles Bassols Cortez (RJ)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário