"Penso, sinto e faço". È com essa frase que o Coaching Desportivo José Luiz Tavares sintetiza seu trabalho. Formado em Educação Física, Pós Graduado em Psicologia do Esporte e com Formação Internacional em Couch pelo INAP, Lulinha, como é chamado no mundo do futebol, é unanimidade dentro dos Aflitos.
Sua primeira passagem pelo Timbu foi na Série B do ano passado. Ele trabalhou com o elenco alvirrubro nas quatro partidas finais da competição. Desde então, o treinador alvirrubro Roberto Fernandes solicitou os serviços de Lulinha para o Campeonato Pernambucano deste ano. Mesmo sendo contratado pelo Americana de São Paulo, o Coaching Desportivo também trabalha com o grupo alvirrubro.
"Meu trabalho é dividido em duas partes, individual e em grupo. Ajudo os atletas a refletir, planejar e agir para atingir metas e conquistar resultados", disse Lulinha, que nas palestras estimula os jogadores a se conhecerem melhor. "Os atletas interagem, participam dos encontros, que são dinâmicos. Já no trabalho individual faço testes com os jogadores. Auto-fala, visão periférica, controle de ansiedade".
Lulinha já trabalhou em diversos clubes como Fluminense, Atlético Goianiense, Figueirense, Ceará, Náutico e Americana. "A preparação mental é fundamental em qualquer atividade esportiva. È importante ter metas claras, pensar antes de fazer". Lulinha também deixou claro que "o trabalho não é uma simples motivação. Ele prepara o atleta mentalmente para ele estar no lugar certo, na hora certa".
"Os atletas possuem um profissional para cuidar da preparação física e o treinador para comandar a parte tática e técnica dos trabalhos, então, nada mais justo do que ter um profissional que cuide da mente dos atletas. O trabalho de Lulinha é de fundamental importância dentro do nosso grupo", afirmou o treinador Roberto Fernandes.
Assim como Roberto, Bruno Meneghel, atacante alvirrubro, é só elogios para o Coaching Desportivo: "O trabalho de Lulinha é excelente. Meu futebol cresceu muito dentro de campo graças a ele, pois o trabalho que Lulinha faz com nós, atletas, reflete dentro das quatro linhas. Além de um ótimo profissional, é uma pessoa maravilhosa".
Um trabalho pouco conhecido, mas inovador e de fundamental importância para o Náutico, que com certeza, já está dando frutos.
Fonte: Ana Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário