terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Times pernambucanos correm contra o tempo para regularizar reforços

Os clubes pernambucanos tiveram uma tarde bastante corrida nesta segunda-feira. Uma corrida contra o tempo para colocar em ordem a documentação dos jogadores para a estreia no Campeonato Pernambucano, na quinta-feira. O prazo para que os atletas tenham seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vence amanhã. Quem não for listado, não poderá ir a campo.

Acontece que a FPF havia incluído no regulamento do Estadual uma cláusula de exceção sobre a regularização de jogadores para a primeira rodada da competição. Segundo o documento, disponível no site da entidade, a FPF daria "condição de jogo aos atletas que tiverem protocolado sua documentação completa até o último dia útil que antecede a partida, mesmo que o atleta não tenha o seu nome publicado no BID-e da CBF".

Essa cláusula foi incluída prevendo o recesso do funcionamento da CBF que, no entanto, voltou às atividades antes do previsto, na última quinta-feira. Dessa maneira, a exceção foi desfeita e os jogadores têm que ter seus nomes publicados pelo BID até amanhã para que possam ir a campo na quinta. Essa mudança confundiu os clubes. Além disso, antes de ser enviada à CBF, a documentação tem que passar pela FPF. Por isso, a correria de ontem.

Até agora, nenhum clube tem jogador oficialmente regularizado, pois nenhum BID foi publicado pela CBF em 2011. Isso só deve começar a acontecer nesta terça-feira. Embora não esperem enfrentar nenhum problema com as regularizações, os clubes podem enfrentar obstáculos com os atletas que são cedidos por empréstimo. O trâmite para que esses jogadores sejam liberados é mais complicado. Além da documentação do atual time, eles dependem também da liberação do clube de origem e da federação correspondente.

No Náutico, por exemplo, onde durante o treino da tarde alguns jogadores tiveram que deixar o coletivo para assinar documentos, acreditava-se que o prazo de publicação venceria nesta terça. Mesmo assim, o superintendente de futebol Gustavo Mendes garantiu que a correria é normal. "O prazo é apertadopara todo mundo. Todo início de ano é igual. Já estamos acostumados e não acho que haverá problemas", afirmou o dirigente.

Com uma base mantida, o Sport corre para regularizar os primeiros reforços. O mais novos, Thiaguinho, Pablo Pereira, Renato e Alessandro, já avisa o clube, não deverão estar prontos para a estreia. "Estamos trabalhando para regularizar a primeira leva de reforços, para que Geninho já possa usar na primeira rodada", disse o gerente de futebol Adelson Wanderley.

Super Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário