segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasil x Coréia do Norte

Foram quatro anos de muitas polêmicas, títulos e descrédito. Nesta terça-feira, o técnico Dunga inicia a Copa do Mundo como comandante do Brasil e coloca todo seu trabalho e idéias à prova. Às 15h30, a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo contra a Coreia do Norte, no histórico estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

Escolhido pela CBF para dar uma “nova cara” ao time após o fracasso no Mundial de 2006, Dunga impôs uma série de limites na equipe, desprezou estrelas como Ronaldinho Gaúcho, comprou briga com a imprensa e definiu um grupo com jogadores fiéis ao seu estilo e mentalidade.

Ao longo da semana, fechou boa parte dos treinos, mas a Seleção Brasileira não terá surpresas para o jogo contra os norte-coreanos. Julio Cesar, recuperado das dores nas costas, será o titular no gol. No resto da defesa, nenhuma novidade, com o quarteto Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos. Destes, o lateral-esquerdo é quem mais tem que provar que merece o posto, conquistado às vésperas da competição.

No meio, apesar dos apelos por jogadores mais criativos, como Ramires, Dunga tem confiança na dupla de volantes Gilberto Silva-Felipe Melo, extremamente criticada nas últimas semanas. Elano será o responsável pelas bolas paradas, e Kaká, ainda longe da forma ideal, a ligação com o ataque.

O ataque tem a fase instável de Luís Fabiano, que não marca um gol pela Seleção há cinco jogos – o último foi em 5 de setembro do ano passado, no 3 a 1 sobre a Argentina pelas eliminatórias. O centroavante se diz totalmente recuperado da lesão muscular sofrida no final da temporada pelo Sevilla.

Quem entra na Copa com enorme responsabilidade é o atacante Robinho. Nos últimos quatro anos, foi um dos jogadores mais utilizados por Dunga, mesmo quando estava em péssimo momento no Manchester City. Retornou ao Brasil no início de 2010 para atuar no Santos e garantir seu lugar no Mundial. Conseguiu, também, voltar a jogar bem e é uma das maiores esperanças do time.

“Independentemente se o adversário tem tradição ou não, temos que fazer valer dentro de campo. Os resultados nos últimos anos foram bons, mas agora é cobrança. No futebol não há futuro ou passado, estamos cientes disso”, afirmou Dunga na véspera do jogo.

Do outro lado, pouco ainda se sabe sobre a Coreia do Norte. Nesta semana, os jogadores brasileiros, mesmo, afirmaram saber quase nada sobre o adversário.

Pela segunda vez na história os norte-coreanos participam de um Mundial de futebol. Em 1966, assombraram o planeta ao vencer a Itália por 1 a 0 e dar muito trabalho à seleção portuguesa, comandada por Eusébio. E é esse espírito que a comissão técnica e os jogadores esperam resgatar.

O técnico Kim Jong Hun sabe que será uma tarefa complicada encarar o Brasil e armou o time na defesa. “Sabemos que todos os jogadores são famosos e a Seleção Brasileira é a mais forte do mundo. Não parece que eles tenham alguma fraqueza. Nossas chances podem não ser grandes, mas podemos dizer que sempre há alguma”, afirmou o treinador. “A mentalidade pela vitória, a força organizacional e a unidade na luta são três atributos que temos à frente do Brasil”.

Suspenso pela Fifa por uma expulsão nas eliminatórias asiáticas, o meia norte-coreano Yong Jun Kim é o único desfalque. O maior destaque do time é o atacante Jong Tae Se, nascido no Japão, mas naturalizado norte-coreano. Jogador do Kawasaki Frontale, tem bom chute de fora da área e alguma habilidade. É também, talvez, o único jogador conhecido pelos rivais brasileiros. A Coreia do Norte, sob regime comunista, é um dos países mais fechados do mundo.

Ficha técnica

Brasil x Coreia do Norte

Local: Estádio Ellis Park, Joanesburgo
Data: 13/06, terça-feira
Horário: 15h30
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)

Brasil
1-Julio Cesar, 2-Maicon, 3-Lúcio, 4-Juan e 6-Michel Bastos; 8-Gilberto Silva, 5-Felipe Melo, 8-Elano e 10-Kaká; 9-Luis Fabiano e 11-Robinho. Técnico: Dunga.

Coreia do Norte
1-Ri Myong Guk, 2-Cha Jong Hyok, 13-Pak Chol Jin, 3-Ri Jun Il, 5-Ri Kwang Chon e 16-Nam Song Chol; 11-Mun In Guk, 17-An Yong Hak e 4-Pak Nam Chol; 9-Jong Tae Se e 10-Hong Young Jo. Técnico: Kim Jong Hun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário