sexta-feira, 15 de junho de 2012

Itália pode ser eliminada até se golear Irlanda: entenda o desempate da Euro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 Assim como em 2004, a Itália sofre com a calculadora na mão para evitar a eliminação na primeira fase da Eurocopa. Há oito anos, a Azzurra caiu devido aos critérios de desempate da Uefa e saiu precocemente com um 2 a 2 entre Dinamarca e Suécia na última rodada mesmo vencendo a Bulgária por 2 a 1. O mesmo pode acontecer agora: se Espanha e Croácia empatarem por dois gols ou mais na próxima segunda-feira, o time de Cesare Prandelli ficará em terceiro do Grupo C mesmo se vencer a Irlanda até por goleada. O motivo é o complexo sistema de desempate da competição.


O primeiro critério é o confronto direto, o que dá margem a uma combinação matemática complicada pois as partidas com a seleção não envolvida no desempate - no caso do Grupo C será a Irlanda, caso Espanha, Croácia e Itália terminem iguais. Os critérios são:
1 – maior número de pontos obtidos nos jogos entre os times em questão (confronto direto, excetuando os jogos contra quem já está eliminado).
2 – diferença de gols nos jogos envolvendo os times empatados em pontos (se mais de dois times terminarem empatados em pontos).
3 – maior número de gols marcados entre os times em questão (se mais de dois times terminarem empatados em pontos).
4 – Saldo de gols em todos os jogos do grupo.
5 – Maior número de gols marcados em todos os jogos do grupo.
6 – Posição no Ranking da Uefa.
7 – Aspecto disciplinar na Eurocopa (Fair Play).
8 - Sorteio


Se a Itália vencer a Irlanda, e o duelo entre Espanha e Croácia terminar empatado, Azzura, Fúria e croatas ficarão com cinco pontos. Aí vem o drama italiano. O empate por 2 a 2 entre Croácia e Espanha classifica as duas equipes, independentemente de quantos gols a Itália marcar no seu último jogo diante da Irlanda. Isso porque os duelos contra os irlandeses seriam descartados pelo fato de eles não estarem na disputa direta pela vaga.
Ciente da situação, o técnico da Fúria, Vicente Del Bosque, não quer polemizar e descarta um possível “jogo de compadres” com a Croácia:
- Nós e os croatas vamos jogar para vencer. Não me perguntem se nos interessa o 2 a 2 ou o 0 a 0. Não fiz cálculos. Jogaremos apenas pela vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário