Em noite inspirada, Felipe Azevedo destoou do baixo nível técnico apresentado por Grêmio e Ceará e marcou todos os gols da vitória da equipe nordestina por 3 a 1, no Olímpico, pela 36ª rodada do Brasileiro. Foi o segundo triunfo cearense jogando em Porto Alegre, após já ter derrotado o Inter no Beira-Rio.
Com o resultado deste sábado, o clube alvinegro alcança a mesma pontuação do Cruzeiro, com 38 pontos, mas segue na zona da degola, em 17º, pelos critérios de desempate. Neste domingo, os mineiros jogam como mandantes diante do Atlético-PR, outro time envolvivo na briga contra o rebaixamento.
Já o Grêmio, sem grandes pretensões no campeonato, termina a noite na 11ª colocação, com 47 pontos, já praticamente assegurado na Copa Sul-Americana e sem chances de entrar na zona de classificação da Libertadores.
A partida foi lenta desde o início. Em um dos raros lances ofensivos do primeiro tempo, Felipe Azevedo abriu o placar, aos 28min. Ainda antes do intervalo, Douglas empatou para os gaúchos.
Em apenas 12 minutos de segunda etapa, porém, o time visitante decidiu a fatura, com dois gols de Felipe Azevedo: o primeiro de pênalti, aos 4min, e o outro em um lance estranho, onde a bola bateu na trave e quicou sutilmente dentro do gol antes de ser afastada por Victor.
Na próxima rodada, o Ceará fará seu último jogo como mandante no cameponato, diante do Cruzeiro, rival direto na briga contra o rebaixamento. Em duelo de times sem grandes ambições no campeonato, no Olímpico, o Grêmio receberá o Atlético-GO.
O jogo
Em um começo de jogo de poucas emoções, o Ceará demonstrava tensão diante de um cauteloso Grêmio. O primeiro lance de perigo foi nordestino, aos 12min, quando Heleno aproveitou rebote de Victor e se viu em boa posição para finalizar, até ser desarmado por Saimon.
O Grêmio respondeu aos 15min. Fernando Henrique teve que sair para fazer boa defesa em cruzamento de Marquinhos para André Lima.
A partida era lenta e monótona. Os dois times tinham dificuldades de criação e erravam muitos passes. Ainda assim, em uma das raras chegadas, aos 28min, o Ceará conseguiu abrir o placar, graças a uma boa jogada individual de Osvaldo, que tocou para Felipe Azevedo, livre, chutar no canto esquerdo de Victor.
Pouco mudou no panorama do jogo até que os donos da casa chegassem ao empate, aos 37min. Douglas fez boa tabela com André Lima, invadiu a área e concluiu no canto esquerdo, na saída de Fernando Henrique.
Ainda antes do intervalo, aos 46min, o Grêmio criou boa chance para virar o marcador, com uma boamba de fora da área que Fernando Henrique tirou por cima da trave.
O jogo era equilibrado e o Ceará marcou o segundo logo no início do segundo tempo. Aos 2min, o árbitro marcou pênalti de Rafael Marques em Thiago Humberto. Na cobrança, Felipe Azevedo deslocou Victor, colocando os nordestinos novamente na frente.
Se o nível da partida seguia baixo, ao menos um jogador estava inspirado: Felipe Azevedo, que fez o seu terceiro no jogo e ampliou para os cearenses aos 12min, em um lance curioso.
O atacante arrancou na intermediária, ganhou disputa de bola com os marcadores e finalizou rasteiro para boa defesa de Victor. No rebote, Azevedo acertou a trave, a bola fez curva, quicou dentro do gol, e apenas na sequência foi novamente afastada pelo goleiro do time tricolor.
Cobrado pela torcida, o Grêmio partiu para cima, mas partou na boa marcação nordestina.
Ficha do jogo
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa-RJ)
Assistentes: Jackson Massara dos Santos (CBF-RJ) e Marcelo Braz Mariano (CBF-RJ)
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Saimon (Vilson) e Julio Cesar; Fernando, Adilson (William Magrão), Douglas, Marquinhos e Leandro; André Lima (Miralles).
Técnico: Celso Roth
CEARÁ: Fernando Henrique; Heleno, Thiago Matias, Daniel Marques e Eusébio; João Marcos, Juca, Michel e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Felipe Azevedo (Paulinho) e Osvaldo (Washington).
Técnico: Dimas Filgueiras
Futebol do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário