sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ney Franco no comando da seleção sub-20

Do Lancenet!

O anúncio feito na última quarta-feira, de que o Ney Franco fora escolhido como novo coordenador das Seleções de base do Brasil e técnico da Seleção Brasileira sub-20, mudou um panorama que havia virado rotina na CBF: a indicação de um treinador até então desconhecido para o cargo.

Desde Jair Pereira, campeão mundial sub-20 em 1983, a entidade máxima do futebol brasileiro tem optado por trazer técnicos até então anônimos. Em 85 e 87, o ex-lateral-esquerdo de Fluminense e Vasco nas décadas de 60 e 70 , Gilson Nunes, depois de trabalhar como auxiliar no Vasco e como treinador nos Emirados Árabes, comandou a Seleção sub-20. Nesse período, foi campeão mundial e eliminado nas quartas dois anos depois.

Em 93 e 95, o cargo foi ocupado por Julio Cesar Leal, que até então só havia tido experiência nas categorias de base de Flamengo e Vasco, e, assim como Gilson Nunes, trabalhado nos Emirados Árabres. Depois do sucesso alcançado no comando da Seleção, onde foi campeão e vice mundial respectivamente, chegou a treinar Fluminense, Flamengo, Bahia e Coritiba.

O último título brasileiro da competição aconteceu em 2003, sob o comando de Marcos Paquetá. E o treinador, curiosamente, havia traçado o mesmo caminho de seus antecessores. Além de ter trabalhado nas categorias de base da dupla Fla-Flu, Paquetá também havia passado pelos Emirados Árabes antes de assumir a Seleção Canarinho.

Ano passado, no vice-campeonato mundial do Brasil. Quem teve a responsabilidade de comandar os jovens talentos brazucas foi Rogério Lourenço, demitido a pouco tempo do Flamengo. Talvez por conta da rigorosa renovação que vem sendo cobrada por conta do vexame na Copa da África, a CBF, neste ano, mudou o padrão.

A bola da vez é o técnico Ney Franco, já conhecido e respeitado por todos do meio e por quem acompanha o futebol brasileiro. Ney, atualmente líder da Série B com o Coritiba, foi campeão Carioca e da Copa do Brasil pelo Flamengo, além de ter treinado Botafogo e Atlético-PR.

Confira todos os técnicos e o desempenho da Seleção Brasileira sub-20 em Mundiais desde 83:

1983 - Jair Pereira (campeão)
1985 - Gilson Nunes (campeão)
1987 - Gilson Nunes (quartas de final)
1989 - René Simões (semifinal)
1991 - Ernesto Paulo Calainho (vice-campeão)
1993 - Julio Cesar Leal (campeão)
1995 - Julio Cesar Leal (vice-campeão)
1997 - Toninho Barros (quartas de final)
1999 - João Carlos da Silva Costa (quartas de final)
2001 - Carlos Ramos (quartas de final)
2003 - Marcos Paquetá (campeão)
2005 - Renê Weber (semifinal)
2007 - Nelson Rodrigues (oitavas de final)
2009 - Rogério Lourenço (vice-campeão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário