domingo, 26 de setembro de 2010

Esvaziada, Copa Pernambuco é a salvação do ano para o Santa

Do Jornal do Commercio

Criada principalmente para movimentar os clubes do interior do Estado, a Copa Pernambuco ganhou um outro objetivo nas últimas três edições: ajudar a reformulação do Santa Cruz, que vem acumulando insucessos nas competições nacionais. Em 2008, a copinha foi antecipada para antes do início da Série C, que só começaria em agosto. Em 2009, ela foi empurrada para o final do ano para que o Santa não ficasse sem jogar depois da eliminação precoce na Série D. Agora, a situação se repetiu e o torneio começa a ser disputado hoje.

Ao contrário do ano passado, quando contou com 16 equipes (entre times profissionais e semiamadores), a Copa Pernambuco de 2010 será disputada por um grupo um pouco mais seleto, já que apenas cinco clubes se inscreveram. Além do Santa Cruz, jogarão também o Sport, o Vitória e os caruaruenses Porto e Central. Com exceção do Sport, que deve jogar basicamente com os juniores, as outras quatro equipes prometem utilizar o torneio como uma espécie de laboratório entre profissionais e juniores para montar o elenco de 2011.

O Náutico decidiu não entrar na disputa por já estar jogando o Campeonato do Nordeste. “O nosso time B já está jogando o Nordestão. Esse projeto já existia desde antes e por isso achamos que ficaria um pouco complicado e apertado entrar na Copa Pernambuco”, explicou o superintendente de futebol alvirrubro Gustavo Mendes.

Campeão das duas últimas edições do torneio, o Santa Cruz entra na disputa com um time recheado de jogadores revelados no próprio Arruda. Alguns deles até já fazem parte do elenco principal, mas tiveram poucas oportunidades. Comandada pelo técnico Henry Lauar, que era treinador dos juniores, o Santa Cruz estreia hoje, às 15h15, diante do Vitória, no Arruda. Foram disponibilizados apenas 430 ingressos.

Dos onze jogadores que entram em campo, apenas um acabou de subir das categorias de base. É o lateral-esquerdo Renatinho, que é a grande esperança do treinador Henry Lauar. Os outros são jogadores que foram contratados para a Série D ou pratas da casa que já subiram há algum tempo.

Assim como o Santa, o Vitória também vai entrar na Copa Pernambuco com um time misturado entre profissionais e juniores. “Vamos usar o torneio como laboratório para duas coisas. Os juniores vão ser observados para a Copa São Paulo e os demais para o Campeonato Pernambucano de 2011”, explicou o presidente Paulo Roberto.

No Sport, que estreia hoje diante do Porto, em Caruaru, a ideia do treinador Levi Gomes é colocar em campo o máximo de juniores possível. No entanto, já está acertado que alguns jogadores do time profissional podem ser “emprestados” para alguns jogos da copinha.

Sem fugir muito do que será feito pelos adversários, os rivais Porto e Central também prometem fazer da Copa Pernambuco um laboratório. “Vamos observar os juniores e os profissionais. Hoje nós temos jogadores mais velhos, mas vamos montar o time dos juniores durante o torneio”, comentou o presidente do Central, João Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário