quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Lembra do último Brasil x Japão? Em 2014, Seleção teve Kaká, Dodô, Juan Jesus e cia

Por Alexandre Lozetti, Paris, França
 

Não faz tanto tempo assim que Brasil e Japão se enfrentaram pela última vez. Há três anos, num duelo em Cingapura, Neymar fez todos os gols da vitória por 4 a 0, e é possível que só se lembrem disso, porque o resto da escalação da Seleção leva quase a outra era.
Literalmente: a era Dunga, que ainda buscava reerguer a equipe, três meses depois do 7x1 da Copa de 2014, e formar um grupo que pudesse chegar a 2018. Não deu certo, e a maioria dos nomes daquela lista se tornou inimaginável na atual Seleção de Tite, que busca fechar as últimas vagas para o Mundial da Rússia.
Apenas Miranda, Willian e Neymar foram titulares há três anos, e têm tudo para serem confirmados no treino desta quarta-feira à tarde. Veja abaixo os demais nomes daquela lista.
  • GOLEIROS
Jefferson, embalado por ter pegado um pênalti de Messi no jogo anterior, era o titular. Um ano depois, perdeu a vaga, inclusive entre os 23. Os reservas eram o gremista Marcelo Grohe, hoje em evidência pela grande defesa na semifinal da Libertadores, mas distante da Copa, e Rafael Cabral, mais sumido do que o próprio Dunga.

  • LATERAIS
Pela direita, foram chamados Danilo, atual reserva de Daniel Alves, e Mário Fernandes, que em 2011 havia recusado a convocação, e hoje é naturalizado russo. Na esquerda, Filipe Luís, que ainda tem boas chances de ir à Copa, foi titular. No banco estava Dodô, nunca mais lembrado. 
  • ZAGUEIROS
David Luiz foi cortado após se machucar contra a Argentina, e Dunga escalou Miranda, que se manteve titular com Tite, e Gil, ainda com esperança de ir à Rússia. O único reserva foi Juan Jesus, que faria muita gente perder um quiz sobre aquela lista de convocados.

  • VOLANTES
Luiz Gustavo e Elias, titulares com Dunga, jamais voltaram a ser chamados. Aquele jogo teve, no banco, Rômulo, hoje no Flamengo, e Souza, ex-São Paulo, atualmente no Fenerbahçe. Tite até gosta do futebol de Souza, mas não vê brechas para incluí-lo agora na lista de convocados.
 
  • MEIAS
Coutinho e Willian seguem na lista e irão à Copa, mas seus reservas perderam espaço de maneira contundente: Oscar e Everton Ribeiro jamais foram convocados por Tite, e, a não ser que algo muito fora da curva aconteça, assistirão ao torneio de suas casas.
 
  • ATACANTES
Neymar é Neymar. Fez os quatro gols da vitória sobre o Japão, e até hoje é o craque do time. Seu companheiro naquela partida foi Diego Tardelli, convocado por Tite no mês passado, e, portanto, ainda com expectativa de ir à Copa. Já os reservas... Em 2014, Robinho e Kaká ficaram no banco contra o Japão. Tão 2010... Ambos estão descartados para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário