sexta-feira, 22 de julho de 2016

Para se manter na briga pelo acesso à Série A, Náutico não pode pensar em tropeço contra Avaí

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

O histórico da Série B é cruel. Não permite muitas exceções. Em dez edições desde que os pontos corridos foram implantados, o G4 da virada do turno nunca foi totalmente alterado no fim. No máximo duas equipes conseguiram entrar no grupo. Ainda faltam três rodadas para que a primeira metade da competição seja concluída, mas não há indícios de que o G4 vá sofrer muitas alteração até lá. Por isso, é importante que hoje, quando recebe o Avaí na Arena Pernambuco, às 21h30, o Náutico volte a somar pontos para iniciar uma aproximação ao grupo de acesso. Voltar a pensar em disputar a Série A em 2017.

Em entrevista recente, o técnico Alexandre Gallo parecia prever as dificuldades do primeiro turno. Imaginava que as lesões e suspensões poderiam complicar a vida do Timbu na competição. Talvez por isso tenha utilizado Santa Cruz (em 2015) e Ponte Preta (2014) como exemplos de equipes que terminaram o primeiro turno fora da zona de classificação à Série A e conseguiram o objetivo final. 

A questão é que o Náutico precisa “remar” um pouquinho nesta reta final para virar o turno na condição semelhante à dos times citados. O Tricolor, que protagonizou uma das maiores reações da história da Série B - saiu da zona de rebaixamento para o acesso -,virou o turno a cinco pontos do G4. A Ponte Preta, por sua vez, estava colada do grupo de acesso na 19ª rodada. A distância era de somente um ponto. O Náutico, atualmente, está a oito pontos.

Os atletas parecem conscientes da missão e não negociam a meta para os três jogos seguintes. Querem três vitórias, 100% de aproveitamento. Principalmente pelos dois próximos confrontos serem na Arena Pernambuco. “Nesses dois jogos é importantíssimo que consigamos as vitórias. Temos que somar esses pontos. Temos que fazer 30 com o restante dos jogos. Depois, quem sabe, fazer mais 35 para pensar em acesso”, projetou o meia Hugo.

A cota do milagre
Se não conseguir o aproveitamento projetado ou ficar muito abaixo disso, perseguir o acesso no segundo turno será uma missão difícil. Só há um precedente, na história, de um clube que ficou bem abaixo dos 30 pontos no primeiro turno e conseguiu o acesso. Em 2006, na estreia dos pontos corridos, o América-RN tinha, na 17ª rodada, apenas 19 pontos. No início do returno, somava 25. Foi para a Série A com 61 pontos ao ter um aproveitamento de 63,15% nos 19 jogos finais.

Ficha do jogo

Náutico
Júlio César; Joazi (Walber), Rafael Pereira, Eduardo e Gaston; Ygor (João Ananias), Maylson, Renan Oliveira e Hugo; Rony e Jefferson Nem. Técnico: Alexandre Gallo.

Avaí
Renan; Alemão, André Santos, Fábio Sanches e Capa; Luan, Jajá, Renato e Diego Jardel; William e Romulo. Técnico: Silas. 

Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço
Horário: 21h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário