domingo, 30 de março de 2014

Situações inéditas nas semifinais do Campeonato Pernambucano

As semifinais do Campeonato Pernambucano reservam duas situações inéditas desde que o atual formato de mata-mata para definir os finalistas foi adotado, em 2010. Sport e Santa Cruz, que definiram a competição nos últimos dois anos, desta vez anteciparam o confronto. Acrescentarão mais duas partidas à overdose vista neste mês de março. No total serão seis clássicos, que de multidões não tem sido nada recentemente. Além de acirrar ainda mais a rivalidade dos velhos rivais, os próximos dois jogos também funcionarão como um desafio às duas maiores torcidas do Estado.
O que se pode chamar de vantagem é dos rubro-negros: decidir em casa. Saldo de gols não significa vantagem para ninguém e se terminar tudo empatado a disputa vai para as cobranças de pênaltis. Para o Santa vai valer a quebra de um tabu. Nas quatro vezes em que se enfrentaram até o momento, o leão ganhou três vezes e a última terminou empatada. Será o duelo da melhor defesa (Sport) contra o melhor ataque (Santa).
No outro confronto, o Náutico, pela primeira vez não terá um clássico para tentar uma vaga na final. Em 2010 e 2013 enfrentou o Santa Cruz. Em 2011 e 2012 o adversário foi o Sport. O grande desafio dos alvirrubros será acabar com o retrospecto ruim na Arena Pernambuco. Este ano já foram nada menos do que quatro derrotas na nova casa, inclusive para o Salgueiro, o adversário da semifinal.
O Carcará sobrou no primeiro turno, quando os três grandes estavam na disputa da primeira fase da Copa do Nordeste. Não é o mesmo time de anos anteriores, mas tem o fator casa como grande trunfo. Por coincidência, a sua única derrota no Cornélio de Barros para um grande foi justamente diante do Náutico, na semana passada. Em compensação, não se intimidou na Arena Pernambuco e venceu. O time de Cícero Monteiro também carrega consigo a esperança de um interiorano voltar à final do Estadual, algo que não acontece desde 1998.
Blog do torcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário