sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cruzeiro pode perder estrela; veja como mineiros chegam à Copa SP

Claudio Rezende
Direto de Belo Horizonte

Os clubes de Minas Gerais estão prontos para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior, que começa em 3 de janeiro e costuma revelar grandes talentos do esporte brasileiro. Quatro equipes representarão o estado, dono de seis títulos da competição. Dos fortes Cruzeiro e Atlético-MG ao América-MG, atual campeão brasileiro Sub-20, veja como os mineiros chegam à Copa São Paulo 2012.

Cruzeiro
Em busca do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Junior, o Cruzeiro preferiu levar atletas mais jovens para a disputa do torneio em 2012. A principal atração pode ficar fora: o atacante Léo Bonatini, 17 anos, poderá ser negociado com o Manchester City, da Inglaterra, envolvido na troca com o paraguaio Roque Santa Cruz. No entanto, Léo sofreu um acidente doméstico nas festas de Natal e se apresentou com o tornozelo inchado.

O mais experiente da equipe celeste é o volante Lucas, 18 anos, que já fez parte do grupo cruzeirense na última edição da Copinha. O Cruzeiro está no Grupo A, com sede na cidade de São José do Rio Preto, e enfrenta o ABC-RN e o Mirassol-SP além do América-SP. A estréia da equipe será dia 3, terça-feira, às 16h (de Brasília), diante do ABC-RN. O Cruzeiro conquistou a Copa São Paulo em 2007.

Atlético-MG:
Tetracampeão da Copa São Paulo, o Atlético-MG pretende apagar a má impressão deixada nas últimas edições do torneio. Recentemente, os juniores do time também decepcionaram quando foram eliminados na primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-20. O destaque é o volante Paulinho, 19 anos. Ele se inspira em Fellipe Soutto, que se tornou titular do Atlético-MG na última temporada, e está cotado para integrar o grupo principal em 2012.

Com sede na cidade de Porto Feliz, o Atlético-MG está no Grupo R juntamente com ABC-AL, Criciúma-SC e Desportivo Brasil-SP. A estréia do time mineiro será em 4 de janeiro, às 16h (Brasília), contra o ABC-AL.

América-MG
Atual campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20, o América-MG entra como umas das atrações da Copa São Paulo de Futebol Junior. Famoso por revelar atletas que defenderam a Seleção Brasileira, como os atacantes Fred e Euller e o volante Gilberto Silva, o time será dirigido pelo ex-goleiro Milagres, que além do América-MG também jogou no Atlético-MG.

A base da equipe campeã do Sub-20 no mês de dezembro foi desfeita. Três atletas foram emprestados para o time profissional da Francana-SP. O meio-campista Taylor, sofreu uma fratura na clavícula esquerda e está fora da Copinha. O América-MG está no Grupo K, com sede em Louveira. Na primeira fase enfrenta o Audax-SP, Avaí-SC e Sete de Dourados-MS. A estréia vai acontecer em 5 de janeiro, às 16h (Brasília), diante do Avaí-SC. O América-MG se sagrou campeão da Copa São Paulo em 1996.

Uberlândia
O Uberlândia Esporte Clube, que disputa a segunda divisão do Campeonato Mineiro na categoria profissional, estará pela segunda vez após 13 anos na Copa São Paulo de Juniores. A equipe do Triângulo Mineiro conquistou o direito de participar do torneio após conquistar o Campeonato Mineiro da categoria junior em 2010.

O técnico do Uberlândia, José Geraldo Moraes, destaca a importância de uma boa campanha porque a Copinha serve de vitrine para os garotos, já que a competição é bastante observada por dirigentes de clubes grandes além de empresários. O Uberlândia está no Grupo D, com sede em Batatais, ao lado de Sport Recife-PE, Rio Preto-SP e Batatais-SP. A estréia vai acontecer no dia 05 de janeiro, às 21h (Brasília), diante do Sport Recife.

Copa SP no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, mostra ao vivo e em vídeo a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. A partir do dia 4, o portal fará cobertura completa do principal torneio brasileiro de futebol de base, com transmissões de jogos e programas especiais sobre a competição. Os internautas poderão acompanhar até quatro partidas ao vivo por dia, inclusive com jogos simultâneos. O usuário também terá à disposição, no formato on demand, os gols de todos os jogos fornecidos pelo pool de emissoras que cobrem o evento.

A "Copinha", apelido dado à competição, é considerada uma das maiores reveladoras de talentos do futebol brasileiro. Craques como Falcão, Kaká, Raí, Toninho Cerezo, Robinho, Rogério Ceni e Neymar, entre outros, disputaram o torneio, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol desde 1987 e chega à 43ª edição em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário