quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Náutico x Boa: o duelo dos ferrolhos

Do Jornal do Commercio

Como duas fortalezas que em todo o semestre foram a dor de cabeça dos atacantes e postulantes a artilheiro da Série B, Náutico e Boa Esporte fazem um encontro duro no próximo sábado, em Varginha, Minas Gerais. Lado a lado, as duas melhores defesas do campeonato. Em 36 partidas, os clubes levaram só 37 gols.

Desde que acertou a sua marcação, o Náutico trava com o Boa uma luta interessante para ver quem é menos vazado. Os alvirrubros chegaram a liderar a lista, mas a oscilação na metade do returno da Série B culminou com sua queda para o terceiro posto. Até voltarem a encaixar a defesa e novamente liderar a estatística.

Se as duas retrancas conseguirem se impor sobre os atacantes, melhor para o Náutico que só precisa de um empate para decretar a sua volta matemática para a Série A do Brasileiro.

É inevitável não lembrar do goleiro Gideão num momento como este. Ele que foi um dos pilares do ferrolho timbu, nas 25 oportunidades em que esteve à frente da meta. Milagreiro para ninguém botar defeito. E, se não for vazado desta vez - nas últimas quatro partidas não levou gol em duas delas -, vai decretar a volta alvirrubra à Série A.

Gideão só não quer carregar a responsabilidade sozinho. Lembra que, desde o início, o trabalho em grupo foi o ponto forte do Náutico. Em Varginha, Minas Gerais, acredita que tudo que o grupo passou vai ser recompensado.

"Se não levarmos gol, também não precisamos fazer, porque estaremos classificados. Então, temos de estar tranquilos no jogo. No nosso grupo todo mundo ajuda. A marcação começa lá na frente e termina atrás. Acredito que a sorte ajuda quem trabalha e nós estamos trabalhando muito", afirmou o paredão timbu.

Náutico e Boa se enfrentaram como melhores defesas do certame também no primeiro turno, nos Aflitos. Mas, empolgado e em ótima fase, à época, Kieza, com dois, e Elicarlos foram determinantes para a vitória por 3x1.

O segredo dos pernambucanos, o zagueiro Ronaldo Alves faz questão de revelar. "Trabalhamos em conjunto, sem separação por setores. Todos atacam, defendem e marcam. Somos um grupo e queremos o acesso", afirmou.

Para não perder o foco - outro detalhe importante para conquistar o resultado em Minas Gerais -, a semana tem sido dura. Os trabalhos são praticamente os mesmos da início da temporada, num ritmo um pouco mais ameno, já que alguns jogadores, nesta reta final, passam por um período de recuperação maior. "É com a seriedade no dia a dia que mostramos que não tem nada ganho aqui no Náutico", ponderou o técnico Waldemar Lemos.

Para a partida, Waldemar definiu ontem, no treino no centro de treinamento da Guabiraba, a equipe que vai a campo contra o Boa. O zagueiro Ronaldo Alves, recuperado de fraturas no nariz, está de volta à zaga, depois de quatro jogos fora, no lugar de Diego Bispo. Eduardo Ramos, que faz trabalhos específicos durante a semana, também foi confirmado entre os titulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário