quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cruzeiro é surpreendido e está eliminado da Copa Santander Libertadores

Da Toca II

Diogo Finelli

O Cruzeiro foi surpreendido dentro da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na noite desta quarta-feira,e foi eliminado da Copa Santander Libertadores. A equipe, que havia vecido o Once Caldas-COL por 2 a 1, na semana passada, em Manizales, na Colômbia, perdeu por 2 a 0, com gols de Amaya e Dayro Moreno, ambos no segundo tempo. A arbitragem anulou de maneira equivocada um golaço do lateral Gilberto, aos 37min da segunda etapa, assinalando um impedimento inexistente do jogador. O time celeste volta a campo no domingo, às 16h, quando fará a primeira partida da decisão do Campeobnato Mineiro BMG, contra o Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O jogo

A partida começou bastante movimentada, com o Cruzeiro buscando o ataque e levando perigo em dois cruzamentos do meia Roger. Em cinco minutos, o árbitro paraguaio Antonio Arias já havia mostrado dois cartões amarelos: um para o cruzeirense Farías, que deu uma entrada dura em um adversário; e outro para Henríquez, do Once Caldas, que usou o braço para parar um avanço do volante Henrique.

Aos oito minutos, o time colombiano chegou com perigo, mas parou em Fábio. Rentería tabelou com Dayro Moreno, recebeu na área e chutou forte, mas o camisa 1 cruzeirense espalmou e mandou a bola para escanteio.

O jogo ficou mais estudado, com o Once Caldas tentando chegar ao ataque, mas errando muito nas viradas de jogo. O Cruzeiro observava o adversário e se defendia, às vezes até com um certo excesso de vontade. Foi assim que o meia Roger recebeu cartão amarelo aos 25min, após uma falta em Calle, na entrada da área. Três minutos depois, o paraguaio Ortigoza arrancou com a bola dominada, invadiu a área colombiana e chutou em cima da defesa.

Aos 31min, Roger perdeu a bola no meio-campo, cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Três minutos depois, Rentería fez boa jogada individual e chutou de longe. A bola explodiu no travessão de Fábio. Aos 36, o técnico Cuca promoveu a primeira mudança na equipe, colocando Everton em lugar de Farías.

O Once Caldas arriscou outro chute aos 38min, com Mirabaje, mas Fábio segurou firme. Três minutos depois, Dayro Moreno recebeu no lado direito da área e mandou a bomba, cruzada, mas a bola passou e saiu, com muito perigo.O Cruzeiro respondeu aos 44min. Gilberto tocou para Ortigoza, que entrou na área e bateu cruzado, tentando tirar do goleiro Martinez, mas errou o alvo.

Segundo tempo

A partida recomeçou sem mudanças nas equipes que terminaram a primeira etapa. O Cruzeiro observava o Once Caldas, que tentava o ataque, e fazia a marcação. O time colombiano continuava errando muito na frente. A Raposa esperava para tentar os contra-ataques. Aos sete minutyos, Gilberto mostrou a categoria costumeira. Ele deu um toque por baixo da bola, encobriu um adversário e, com a cabeça, passou pelo segundo marcador. O cruzeirense invadiu a área pela direita do ataque e cruzou para Ortigoza, que cabeceou por cima.

Aos 10min, o árbitro Antonio Arias expulsou Carbonero, do Once Caldas. O jogador acertou Henrique em uma disputa de bola pelo alto, perto da área celeste. O volante cruzeirense, sangrando, deixou o gramado para ser atendido pelo Departamento Médico. Aos 16min, Ortigoza fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Henrique, mesmo com a cabeça enfaixada, desviou, mas errou a direção do gol.

Depois de duas grandes defesas do goleiro Fábio, o Once Caldas conseguiu o gol. Aos 21min, após cobrança do escanteio, Amaya subiu para cabecear no ângulo e abrir o placar na Arena do Jacaré: 1 a 0. No minuto seguinte, o técnico Cuca fez a segunda mudança no Cruzeiro, com Dudu em lugar de Ortigoza.

Aos 26min, o Once Caldas chegou ao segundo gol. Em uma jogada rápida, Dayro Moreno aproveitou um rebote, após a bola explodir na trave, e chutou firme, no canto. Aos 30, Cuca tirou Henrique e colocou o atacante André Dias.

O Cruzeiro chegou com perigo aos 35min. Mauricio Victorino cobrou falta colocada, no canto, e o goleiro mandou para escanteio. Dois minutos depois, a arbitragem anulou um golaço de Gilberto, assinalando impedimento, de maneira equivocada. O jogador recebeu lançamento na área, deu um chapéu no adversário e bateu de perna direita, no canto. Aos 39, o time celeste perdeu outra boa oportunidade. A bola sobrou para Everton, na entrada da área, mas o jogador chutou e errou o alvo.

E o goleiro Fábio ainda evitou o terceiro gol do Once Caldas aos 42min. Rentería passou pela defesa azul, invadiu a área e chutou em cima do goleiro, que saiu muito bem do gol, mais uma vez. O time colombiano ainda perdeu uma chance no fim, quando Pablo escorregou e Micolta entrou na cara de Fábio. O jogador tentou encobrir o goleiro, a bola quicou no travessão e saiu.

CRUZEIRO 0 X 2 ONCE CALDAS-COL

Data: 04/05/2011 (quarta-feira)
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa Santander Libertadores
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Gols: Amaya, aos 21min; Dayro Moreno, aos 26 do segundo tempo
Público: 14.972 pagantes
Renda: R$ 353.780,00

Cruzeiro
Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique (André Dias), Montillo e Roger; Farias (Everton) e Ortigoza (Dudu)
Técnico: Cuca

Once Caldas
Martínez; Calle, Amaya, Henríquez, Núñez; Mejía, Henao (Pajoy), Mirabaje (Cuero) e Carbonero; Dayro Moreno (Micolta) e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio

Cartões amarelos: Farias, Roger (2) e Gil (Cruzeiro); Henríquez e Rentería (Once Caldas)
Cartões vermelhos: Roger (Cruzeiro) e Carbonero (Once Caldas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário