segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Recorde do líder Galo e 'condenação' do Figueira na era dos pontos corridos

Por Rodrigo Breves Rio de Janeiro


O que o Atlético-MG fez no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, nenhum outro time havia conseguido até hoje. Um aproveitamento recorde de 79,6%, com um jogo a menos (contra o Flamengo). No entanto, mesmo que perca a partida que foi adiada para 26 de setembro, a equipe mineira vai seguir com o melhor percentual na era dos pontos corridos: 75,4% se perder, 77,2% se empatar ou incríveis 80,7% se vencer. Diante de todos esses números, a torcida atleticana tem motivos para se animar com um possível título, mas os adversários também podem manter as esperanças em desbancar o líder.
Além do bom momento de Ronaldinho e seus companheiros em campo, o otimismo alvinegro ainda pode ter como base o que aconteceu de 2003 para cá. Em nove Brasileiros disputados com o atual regulamento, o campeão do turno ficou com a taça em sete oportunidades, ou seja, 78% das vezes. Por outro lado, o melhor desempenho em um turno até então havia acontecido em 2008 com o Grêmio: 71,9%. E, no fim da competição, o Tricolor gaúcho acabou vendo o São Paulo levantar a taça.
A vantagem para o segundo colocado é mínima, já que o Galo mantém apenas um ponto de vantagem para o Fluminense. Nos últimos dois anos, porém, Corinthians e o próprio Tricolor carioca tinham a mesma vantagem e ficaram com o título. Seria apenas coincidência? Para os principais perseguidores, mais um dado: o máximo de diferença que uma equipe já tirou em um turno para ser campeã foi oito pontos. Isso foi conseguido pelo São Paulo em 2008 e pelo Flamengo em 2009, o que coloca na briga, além do vice-líder Flu, o Grêmio e o Vasco. Para qualquer outro clube, o feito seria inédito.
Info LIDER FIM TURNO (Foto: infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário